Weby shortcut
logo FH
Youtubeplay

Trabalho de Conclusão de Curso

Atualizado em 31/08/18 13:47.

voltar

O trabalho de conclusão de curso é um dos momentos fundamentais da formação do bacharel em História, pois nele devem se apresentar em sua inteireza as habilidades de pesquisa, reflexão, interpretação e elaboração adquiridas ao longo do curso.


A elaboração do trabalho de conclusão de curso está diretamente associada às disciplinas: Métodos e Técnicas da Pesquisa Histórica I e II e Monografia. Nesta última, além do diálogo com o docente responsável pela disciplina, o bacharelando conta ainda com as contribuições de outro docente, que atuará como orientador do trabalho e acompanhará o processo de elaboração da pesquisa. No âmbito da disciplina de Monografia, o bacharelando participará obrigatoriamente do Seminário de Monografia, onde submeterá os resultados preliminares do seu trabalho à avaliação e arguição de outro docente, que emitirá críticas e sugestões à continuidade do trabalho. A avaliação resultante do Seminário de Monografia é parte constitutiva da avaliação final do trabalho de conclusão de curso.


Os critérios de produção do trabalho de conclusão de curso baseiam-se na pertinência do tema e da problemática adotada, no desenvolvimento da pesquisa empírica (seja ela documental ou bibliográfica), no diálogo com os referenciais teóricos e metodológicos, na interpretação historiográfica do objeto estudado e na apresentação coerente e estruturada da mesma.

 

Listar Todas Voltar