Núcleo de Estudos de História Antiga

Em 23/12/11 00:05 Atualizada em 31/08/18 14:07

NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS EM HISTÓRIA ANTIGA

Desde março de 2004, funciona no Departamento de História da FCHF da UFG o Grupo de Estudos em História Antiga, vinculado ao GT de História Antiga da ANPUH. O Grupo é formado pela professora Dra. Ana Teresa Marques Gonçalves e alunos de Mestrado, Especialização e Graduação em História, que desenvolvem pesquisas com temas relacionados à Antigüidade e interessados em geral. O grupo promove reuniões semanais. No início de cada semestre, seus membros definem os livros que serão lidos e discutidos naquele período, todos versando sobre Teoria e Metodologia da História e História Antiga, Oriental e Clássica. A cada encontro, uma dupla de participantes fica responsável por apresentar os textos indicados para aquela sessão e iniciar os debates sobre os mesmos. A partir da formação deste Grupo de Estudos em História Antiga, as pesquisas de temas relacionados às sociedades complexas antigas têm proliferado e se aprofundado no âmbito do Departamento de História da UFG e também do Programa de Pós Graduação, trabalhando com temáticas que teórica e metodologicamente são compatíveis com a linha de pesquisa “História, memória e imaginários sociais”.

Em julho de 2005, a professora Ana Teresa Marques Gonçalves foi eleita Coordenadora Nacional do Grupo de Trabalho de História Antiga - GTHA da ANPUH. Como primeira tarefa, coube a ela a organização do “V Encontro Nacional de História Antiga do GTHA da ANPUG”, que foi realizado em maio de 2006 nas dependências da FCHF da UFG, reunindo mais de 600 pesquisadores, professores, alunos e interessados em geral na área de História Antiga.  A partir de então tem funcionado o GTHA-GO, isto é o Núcleo de Goiás do GTHA da ANPUH, um grupo de estudo, discussões e debates concernentes a temas de História Antiga, coordenado pela professora Ana Teresa e que conta com a participação de vários alunos da graduação e da pós-graduação de História da UFG. Em fevereiro de 2008, constituiu-se na USP o LEIR, Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, coordenado pelo Prof. Dr. Norberto Luiz Guarinello. A pedido deste, está se constituindo junto à FCHF da UFG um LEIR-GO, ou seja, um núcleo goiano do referido Laboratório, que visaria congregar alunos, professores e pesquisadores interessados em desenvolver estudos acerca do Império Romano.