CA de História

Em 23/12/11 00:05 Atualizada em 29/01/20 11:12
O QUE É O C.A

O Centro Acadêmico é uma entidade política apartidária que tem basicamente a função de representar os estudantes perante a diretoria da sua faculdade, dos professores, da universidade e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Em algumas instituições há o Diretório Acadêmico que reúne estudantes de mais de um curso, o que não é o nosso caso, pois nesta entidade há apenas estudantes da Faculdade de História. Porém, a função da entidade não é somente servir como intermediador em determinadas situações, ela tem o papel de ser engajada politicamente por um modelo de universidade pública que atenda às necessidades do povo e não de uma pequena classe que detêm o Estado.

MOVIMENTO ESTUDANTIL

O C.A é uma entidade de base dentre às várias que compõem o Movimento Estudantil. Conhecido apenas como M.E, ele faz parte de inúmeros movimentos sociais e dele fazem parte não só estudantes universitários, mas também os secundaristas. No Brasil o M.E sofre uma constante tentativa de desarticulação e de “assassinato” pelas classes dominantes, vale dizer, as quem detém meios de comunicação e fazem parte da política no contexto municipal, estadual e nacional que fazem desses poderes públicos seu instrumento de manutenção de hegemonia.

Hoje o M.E é dividido em várias organizações e, em nosso caso, temos a FEMEH – Federação do Movimento Estudantil de História – no contexto nacional e seus regionais compostos pelos C.A’s e D.A’s, responsáveis por organizar o EREH – Encontro Regional dos Estudantes de História – que, neste ano, será realizado na cidade de Anápolis em junho no campus da Universidade Estadual de Goiás. Os encontros visam, basicamente, promover o debate político e a ação militante e preparar os estudantes para participarem do encontro nacional.

PROPOSTAS
  • Ampliar o trabalho de base para promover o debate entre os estudantes sobre as demandas e fortalecer o engajamento político;
  • Articulação com estudantes de História de outras universidades com o objetivo de fortalecer o M.E em Goiás e viabilizar maior participação e melhor intervenção na FEMEH (Federação do Movimento Estudantil de História);
  • Articulação com movimentos sociais com o propósito de promover maior integração entre os estudantes e a comunidade nas lutas em que as demandas atingem a todos;
  • Articulação com o Diretório Central dos Estudantes levando as demandas estudantis sendo uma base engajada nas lutas;
  • Articulação com os C.A’s de Ciências Socias e Filosofia para discutir uma possível diminuição no valor cobrado pela xerox, a reforma do espaço dos centros acadêmicos dentre outros pontos;
  • Atividades que integram os estudantes da licenciatura e do bacharelado;
  • Construção do site do C.A de História;
  • Criação de um sarau literário e musical anual;
  • Criação do FutHistória: Atividade futebolística com estudantes de História;
  • Dar continuidade ao projeto Cine História;
  • Melhor participação na reformulação do projeto político-pedagógico fazendo propostas e abrindo o diálogo entre a equipe e os demais alunos;
  • Novas edições e formatos do jornal “O Vômito” um instrumento livre de uso dos estudantes sem conselho editorial e sem as regras da ABNT;
  • Novo formato e novas atividades na calourada;
  • Participação do C.A de História no Comitê de Luta Contra as Privatizações e o Estado Criminoso;
  • Promover o debate sobre a regulamentação da profissão de historiador; e
  • Realização da 2ª edição do “Cabaret – A festa”

Blog  |  Facebook  |  Orkut  |  Twitter