topo-VI_Simposio.png

VI Simpósio de História Cultural da Universidade Federal do Piauí

Em 29/11/11 07:09. Atualizada em 21/08/14 11:44.

Será realizado entre os dias 24 a 28 de Junho de 2012, em Teresina/PI. O GT Nacional de História Cultural, na sexta edição de seu Simpósio Nacional...

topo-VI_Simposio.png

 VI Simpósio de História Cultural.  24 a 28 de Junho de 2012 - Teresina/PI

O GT Nacional de História Cultural, na sexta edição de seu Simpósio Nacional, por intermédio do tema "Escritas da História: Ver – Sentir – Narrar", almeja dar continuidade às questões que motivaram as edições anteriores, isto é, divulgar pesquisas e suscitar debates tanto em torno de temas já consagrados no âmbito da História Cultural, quanto refletir acerca de perspectivas teóricas e metodológicas que visam ampliar os campos de interlocução do historiador da cultura.

Nesse sentido, o propósito do VI Simpósio Nacional de História Cultural é o de enfrentar tanto desafios teóricos e interpretativos quanto analisar procedimentos e práticas atinentes às escritas da história e ao ofício do historiador que se volta para a História Cultural. Por este caminho, compreendendo que a apreensão da realidade ocorre em dois planos – racional e emocional –, teremos como perspectiva geral discutir como as escritas da História Cultural têm enfrentado questões teóricas e de método. Essas escritas se processam no confluir do indivíduo com o social, dado pela partilha e pelo embate, pelas forças de coesão e de enfrentamento, que se realizam na dinâmica do processo histórico.

Acompanhe aqui as inscrições para o evento: http://gthistoriacultural.com.br/VIsimposio/

E, no endereço abaixo, o link do GT Nacional de História Cultural:

http://gthistoriacultural.com.br/VIsimposio/

Fonte: UFPI