noticia1238620035.jpg

Antiga FCHF dá lugar a novas Faculdades

Em 01/04/09 03:18. Atualizada em 24/01/12 08:26.
FCHF é extinta e as faculdades de Ciências Sociais, Filosofia e História têm novos diretores

Em cerimônia simples realizada na sala de reuniões do gabinete da Reitoria, tomaram posse na última sexta-feira, dia 23, os novos diretores e vice-diretores das recém-criadas  faculdades de Ciências Sociais, de Filosofia e de História, que se originaram do desmembramento da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF). O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, que empossou os novos diretores, afirmou que é uma satisfação ver a materialização desta mudança, que ocorre com recursos provindos do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

À frente da Faculdade de Ciências Sociais assumiu Luiz Mello de Almeida Neto, como diretor, e Maria Luiza Rodrigues Souza, como vice-diretora. Na ocasião, o professor Luiz Mello declarou que inicialmente é necessário materializar a implantação da faculdade. “Vamos reunir os professores e definir conjuntamente as prioridades”, afirmou.

Para o professor André da Silva Porto, empossado como diretor da Faculdade de Filosofia, esta é a oportunidade de melhorar e dar maior visibilidade  ao curso dentro da UFG. “Teremos dois desafios: o primeiro é a implantação do curso de graduação noturno, para atender a uma demanda de profissionais liberais, e viabilizar um programa de doutorado em conjunto com o Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), para ter início em 2010”, anunciou o diretor André da Silva Porto. Estava presente também a vice-diretora Adriana Delbo Lopes.

Expectativa e desafio foram as palavras que marcaram o discurso do professor Leandro Mendes Rocha na cerimônia, como diretor da Faculdade de História. “Teremos todo um trabalho de adaptação e de ajustes administrativos e acadêmicos”, afirmou. Sobre as novas ações deste mandato, o vice-diretor Alexandre Martins de Araújo declarou que está prevista a implementação de três projetos para o curso de História. “Queremos implantar um projeto de História com o objetivo de viabilizar a apresentação de estudos em um intercâmbio entre os alunos da faculdade e alunos de escolas públicas e particulares; desejamos formar um grupo de teatro que aborde temas e enredos baseados na história da humanidade e também elaborar uma agência de dados para divulgar e intermediar a produção acadêmica de alunos e docentes com as principais revistas científicas nacionais e internacionais” explicou o professor Alexandre Martins.

Estiveram presentes à posse todos os representantes das Pró-reitorias da UFG. O professor Fausto Miziara, que deixou a direção da extinta FCHF, deverá assumir a coordenação do mestrado em Agronegócio.

Fonte: Ascom / UFG