LaPHIS - Pesquisa na internet

Sugestões de links para pesquisa digital

 

Banco de Teses Resumos de teses e dissertações apresentadas no Brasil desde 1987. Bartleby.com: Importantes textos, como os 70 volumes da "Harvard Classics" e a obra completa de Shakespeare
Biblioteca deiClassiciItaliani: Literatura italiana, dos "duecento" aos "novecento.
 
Biblioteca Digital de Obras Raras: Livros completos digitalizados, como um de Lavoisier editado no século 19.
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações: Textos integrais de parte das teses e dissertações apresentadas na USP Biblioteca do Senado Federal: Sistema de busca nos 150 mil títulos da biblioteca.
Biblioteca Mário de Andrade: Acervo, eventos e história da principal biblioteca de São Paulo Biblioteca Nacional de Espanha Entre as exposições virtuais, uma interessante coleção cartográfica do século 16 ao 19.
Biblioteca Nacional de la República Argentina: Biblioteca, mapoteca e fototeca. Biblioteca Nacional de Portugal Apresenta páginas especiais com reproduções relacionadas a Eça de Queirós e a Giuseppe Verdi, entre outros.
Biblioteca Nacional do Perú: Alguns livros eletrônicos, mapas e imagens. Biblioteca NazionaleCentraledi Roma: expõe detalhes de obras antigas de seu catálogo.
Biblioteca Virtual Galega: Textos em língua galega, parecida com o português Bibliotheca Alexandrina: Conheça a instituição criada à sombra da famosa biblioteca, que sumiu há mais de 1.600 anos
California Digital Library Imagens e e-livros oferecidos pela Universidade da Califórnia. Digital Library of MIT Theses: Algumas teses do Instituto de Tecnologia de Massachusetts a mais antiga é de 1888.
Gallica - BibliothèqueNumérique: Volumes da Biblioteca Nacional da França digitalizados. http://bav.vatican.va/ . Site da Biblioteca Apostólica do Vaticano
http://bndigital.bn.br/. Disponibiliza o acesso a livros raros, mapas, manuscritos entre outros tipos de fontes históricas. http://digitarq.dgarq.gov.pt. A DGARQ (Direção-Geral de Arquivos) gere uma rede de arquivos dependentes disseminados pelo território português que custodiam um universo diversificado de patrimônio arquivístico. Integram esta rede dois arquivos de âmbito nacional e dezesseis de âmbito regional.
http://purl.pt. A BNP (Biblioteca Nacional de Portugal) possibilita o acesso a diversos tipos de documentos arquivados, publicados e/ou registrados em Portugal desde o século XVII (como o caso dos dicionários e enciclopédias - já digitalizados). http://www.archive.org. Trata-se de uma biblioteca virtual composta por diversos links e artefatos culturais – possibilitando pesquisas sob variadas formas.
http://www.arquivoestado.sp.gov.br .O Arquivo Público do Estado de São Paulo é a instituição responsável por acolher, conservar e disponibilizar ao público todo o material considerado histórico, após processo de avaliação, produzido pelo poder executivo paulista. http://www.dominiopublico.gov.br. O "Portal Domínio Público" coloca à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
http://www.bcnbib.gov.ar/. Exposição virtual que disponibiliza alguns exemplares da biblioteca do Congresso Nacional da Argentina http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=1. A Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela UNESCO a sétima biblioteca nacional do mundo é, também, a maior biblioteca da América Latina. Conta com um vasto e raro acervo – tendo, uma parte, também disponível em seu arquivo digitalizado
http://www.brasiliana.com.br/. Portal com acervo digitalizado da Coleção Brasiliana. HumanRights Library: Mais de 14 mil documentos relacionados aos direitos humanos
http://www.brasiliana.usp.br/. Portal da USP que contém uma grande quantidade de obras de vários campos do conhecimento, gratuitamente disponibilizados ao público. http://www.cervantesvirtual.com. A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes reúne a maior coleção de obras hispânicas na Internet, e possui como principal objetivo a difusão da cultura ibero-americana.
http://www.comunidadandina.org/bda.  Bolívia, Colômbia, Equador e Peru estão representados http://www.fmmeducacion.com.ar/Bibliotecadigital/0bibliodigital.htm. O arquivo virtual de Federico Martín Maglio disponibiliza vários recursos educativos, como livros históricos e pedagógicos, digitalizados.
http://www.documenta.ufsj.edu.br/modules/fundos_colecoes/. O Guia de Fundos e Coleções contém informações sobre o processo de acumulação, o conteúdo, o sistema de arranjo, as condições de consulta e os instrumentos de pesquisa de cada um dos conjuntos documentais que compõem o acervo da Comarca do Rio das Mortes www.wdl.org – O site da Biblioteca Digital Mundial disponibiliza gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo
Internet AncientHistorySourcebook: página dedicada à difusão de documentos da Antiguidade. Internet PublicLibrary: Indica páginas em que se podem ler documentos sobre áreas específicas do conhecimento
John F. Kennedy Library: Sobre o presidente americano John F. Kennedy, morto em 1963. National Library ofAustralia: Divulga periódicos australianos da década de 1840.
NuovoRinascimento: Especializado em documentos do Renascimento italiano Oxford Digital Library: - Centraliza acesso a projetos digitais das bibliotecas da Universidade de Oxford.
Perseus Digital Library: Dedicado a estudos sobre os gregos e romanos antigos Project Gutenberg: Mantido por voluntários, importante site com obras integrais disponíveis gratuitamente.
ProQuest Digital Dissertations: Sistema para pesquisar resumos de teses e de dissertações. SciELO: Biblioteca eletrônica com periódicos científicos brasileiros.
The AerialReconnaissanceArchives: Recém-lançado, site promete divulgar 5 milhões de fotos aéreas da Segunda Guerra Mundial. The British Library: Além de busca no catálogo, tem coleções virtuais separadas por região geográfica
The Digital Library: Diversas coleções temáticas, como a de escritoras negras americanas do século 19. The Digital South AsiaLibrary: Periódicos, fotos e estatísticas que contam a história do Sul da Ásia.
The Online Medieval andClassical Library: Obras literárias clássicas e medievais.  

voltar