LINHAS DE PESQUISA
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1.Teoria e metodologia do ensino
Análise dos paradigmas teóricos metodológicos que fundamentam o ensino, no contexto das transformações históricas ocorridas na contemporaneidade e suas representações sobre a prática educacional brasileira, bem como a inquirição sobre algumas vicissitudes metodológicas no ensino de história, possibilitando a aplicação dos conhecimentos à situação prática de sala-de-aula.
2.Saberes, identidades e representações no ensino de História
Refletir sobre o processo de constituição dos saberes docentes e sua relação com o saber oriundo da cultura escolar (hábitos, valores, maneira de pensar, mecanismos de dominação e resistência), no âmbito do ensino da História. Avaliar pesquisas e práticas pedagógicas que focalizem os saberes dos professores de história, entendidos como sujeitos do conhecimento. Saberes nos quais se articulam conhecimentos historiográficos, educacionais e experiências da vida pessoal, acadêmica e profissional para a produção de significados, representações e construção de identidades. Parte do princípio de que os professores mobilizam um amplo repertório de conhecimentos próprios ao ensino e que o conhecimento desses repertórios, em interação com o campo escolar, é importante para a discussão de suas representações e práticas na dimensão epistemológica, política e da identidade profissional.
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