Livros - Barsanufo

Em 23/12/11 00:05.

Livros - Barsanufo Gomides Borges

  voltar

GOIÁS NOS QUADROS DA ECONOMIA NACIONAL: 1930-1960
Barsanufo Gomides Borges. Ano: 2000. ISBN: 85-7274-164-x

Este livro analisa as transfomações históricas da sociedade goiana durante a expansão da economia capitalista. Situa as mudanças socioeconômicas regionais, tomando por base o avanço da fronteira econômica do sudeste no pós-1930. O objeto central do estudo é a análise do ritmo e do caráter das mudanças na sociedade agrária goiana, considerando sua dinâmica interna e suas relações com os demais setores econômicos, dentro de uma realidade nacional marcada pela divisão social e regional do trabalho.

 

 

O DESPERTAR DOS DORMENTES
Barsanufo Gomides Borges. Ano: 1990. ISBN: 85-85003-78-2


Esta obra investiga, através de fontes documentais orais e bibliográficas, a história de Goiás no período de 1909 a 1922, detendo-se nos processos de penetração do capitalismo em uma economia agrária, vistos sob a ótica da estrada de ferro. Tratando a criação da ferrovia como veículo da expansão do capitalismo e como elemento de modernização e integração da economia regional, o autor realiza um estudo muito bem conduzido sobre o conjunto de mudanças que a economia regional sofreu neste período.

 

 

 

ESTADO E ECONOMIA NO BRASIL CENTRAL
Barsanufo Gomides Borges. Ano: 2008. ISBN: 978-85-7103-485

Na década de 1980, sob a liderança de Ronaldo caiado, político ligado às tradicionais oligarquias agrárias de Goiás, a União Democrática Ruralista – UDR – assumiu o discurso e as ações mais violentas contra a reforma agrária e os movimentos sociais no campo. Com esse fato, o Brasil Central tornou-se o epicentro de um movimento extremista e reacionário eu estenderia raízes no mundo rural brasileiros. A abordagem do livro enriquece a historiografia brasileira e, também, sugere novos temas de pesquisas, proporcionando múltiplos diálogos historiográficos.