Livros - Dulce Oliveira A. dos Santos

Em 23/12/11 00:05.

  

Livros - Dulce Oliveira A. dos Santos

  voltar

 

ENCRUZILHADAS DO IMAGINÁRIO - ensaios de literatura e história

Dulce O. Amarante dos Santos, Maria Zaira Turchi (organizadoras). ISBN: 8587635-20-4

 

O imaginário constitui-se como campo de complexas mediações entre a concretude da vida individual e/ou social de homens e mulheres, entre o pensado e o vivido, entre o individual e o coletivo. É possível adentrar nesse universo do imaginário por intermédio de suas manifestações, sobretudo aquelas expressas na arte e na literatura. Os autores desta coletânea, em busca da compreensão do imaginário  em temporalidades e espacialidades diversas  enveredaram por uma variedade de fontes literárias e artísticas: textos oníricos, romances, contos, poemas, cantigas, músicas, imagens pictóricas, arquitetônicas...
Os resultados desses estudos, reunidos neste mosaico de ensaios de Literatura e História, são evidências da riqueza do diálogo possível entre essas duas áreas do conhecimento. A palavra “encruzilhada” expressa bem a diversidade de possíveis aproximações ao imaginário, dimensão tomada como fio condutor de uma fecunda abordagem interdisciplinar nas pesquisas da área.


O IMAGINÁRIO EM DEBATE: Gênero, Música, Pintura, Boemia
Dulce O. Amarante dos Santos, Claudia Valladao de Matos, Maria Izilda S. Matos, Fernando Faria. ISBN
: 9788585428402

O tema do Imaginário e História unifica diferentes abordagens feitas no presente livro, possibilitando o encontro da história do imaginário com o das mulheres, da música, da pintura e da boêmia.
A História aqui produzida se localiza no quadro de preocupações com a contemporaneidade e, nesse sentido, desvenda segredos encobertos por evidências inexploradas. Nesse sentido, não é fruto de uma descrença no presente, muito pelo contrário.