Livros - Marcos Antonio de Menezes

 

Livros - Marcos Antonio de Menezes

  voltar

 

UMA CORTE EUROPÉIA NOS TRÓPICOS E OUTROS ENSAIOS
Cláudia Graziela Ferreira Lemes, Marcos Antonio de Menezes, Renata Cristina de Sousa Nascimento. Ano: 2010. ISBN: 978-85-7103-642-0

Dentre os inúmeros eventos que ocorreram em comemoração aos 200 anos da transferência  da Família Real Portuguesa para o Brasil, o curso de História da UFG/Campus Jataí, elegeu este tema para o seu I Congresso Nacional, II Regional e I Simpósio do GT de História Cultural da ANPUH/GO, realizado entre os dias 23 e 26  de setembro de 2008, na cidade de Jataí. Na tentativa de propiciar uma reflexão crítica e acadêmica no bojo de inúmeras comemorações programadas para aquele ano.

Tendo em vista a abrangência e qualidade alcançadas nas discussões do Congresso, considerou-se importante publicar, na forma de coletânea, os trabalhos apresentados nas conferências e mesas-redondas que aconteceram na ocasião. Sendo impossível estender aos leitores o calor gratificante dos debates que ocorreram durante o evento, sempre com grande participação do público, propiciando um intercâmbio produtivo entre pesquisadores de várias partes do Brasil, partilhamos com o público e os pesquisadores da área o presente volume, que se compõe de versões modificadas dos artigos apresentados naquela ocasião.

Vale explicitar que, desde o seu primeiro Congresso, o Curso de História teve como intuito reunir, na e da Região Centro-Oeste do Brasil, pesquisadores e estudantes de História, trazendo para os "Sertões" temas relevantes da historiografia brasileira, proporcionando mais um espaço para discussão, reflexão e produção acadêmica, mas não perdendo o foco das questões que estão colocadas a nossa volta.