
Seminário discute Golpe Militar no Brasil e Revolução dos Cravos em Portugal
O IV Seminário Nacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Contemporânea (NEPHC) e do Grupo de Pesquisa-Capitalismo e História (UFG/CNPq) será realizados nos dias 1, 2 e 3 de abril, na FH/UFG. Confira a programação.
IV Seminário Nacional do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Contemporânea (NEPHC) e do Grupo de Pesquisa-Capitalismo e História (UFG/CNPq)
Golpe e Revolução: Brasil 1964 / Portugal 1974
PROGRAMAÇÃO:
DIA 01 DE ABRIL
9h– Conferência de Abertura: Ditadura, imprensa e historiografia: o revisionismo em questão –Profa. Dra. Carla Luciana Silva (UNIOESTE/PR).
14h–Mesa Redonda: Homenagem ao Prof. Dr. Barsanufo Gomides Borges.
Uma trajetória de pesquisa – Prof. Dr. Barsanufo Gomides Borges (FH-UFG).
Barsanufo Gomides Borges e a historiografia goiana – Prof. Dr. Cláudio Lopes Maia (CAC-UFG).
19h–Conferência: O Intelectual e a Revolução:A trajetória política de João Bernardo, personagem e intérprete da Revolução Portuguesa (1965-1978)–Prof. Dr. João Alberto da Costa Pinto (FH-UFG).
DIA 02 DE ABRIL
9h – Conferência: A institucionalização da Ditadura Militar: do golpe ao governo Médici – Prof. Dr. David Maciel (FH-UFG).
14h– Mesa Redonda: A luta contra a Ditadura em Goiás. Depoimentos de: Prof. Dr. Juarez Ferraz de Maia (FACOMB/UFG) e Marcantônio Dela Corte (ANIGO).
19h –Mesa Redonda: O golpe de 1964 no Brasil e em Goiás – Ricardo Rodrigues Alves de Lima (PPGH/UFG); Tereza Cristina Pires Fávaro (PPGH/UFG); Diego de Moraes (PPGH/UFG).
DIA 03 DE ABRIL
9h – Mesa Redonda:A Revolução dos Cravos em Portugal (1974-1978)–André Luiz dos Santos Vargas (PPGH/UFG); Danúbia Mendes Abadia (PPGH/UFG); Márcio Antônio Cruzeiro (PPGH/UFG), Tales dos Santos Pinto (PPGH/UFG).
14h – Conferência: Universidade, intelectuais e luta política em Goiás–Prof. Dr. Sérgio Paulo Moreyra (FH-UFG).
18h–Lançamento de Livros e Revistas.
19h – Conferência de Encerramento: As lutas sociais em Goiás (1960-1964) – Prof. Dr. Lúcio Flávio de Almeida (CS/NEILS/PUC/SP).