Livros - Maria da Conceição Silva

 

Livros - Maria da Conceição Silva

  voltar

 

 cristianismonobrasilcentral.jpg

 

CRISTIANISMOS NO BRASIL CENTRAL – HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA 
Eduardo Gusmão de Quadros, Maria da Conceição Silva, Sonia Maria de Magalhães – Organizadores. Ano: 2008. ISBN: 9788571035225.

O livro Cristianismos no Brasil Central: história e historiografia é fruto de pesquisas apresentadas no III Simpósio Regional do CEHILA – Centro de estudos da História da Igreja na América Latina, ocorrido na Cidade de Goiás, em agosto de 2006. O leitor interessado nas vivências do sagrado no Centro-Oeste do Brasil poderá encontrar excelentes subsídios neste trabalho constituído por estudos de pesquisadores conhecidos pela seriedade com que se debruçam sobre as mais diversas fontes – manuscritas, bibliográficas, entrevistas – contribuindo sobremaneira para o avanço da historiografia nesse campo.

 catolicismoecasamento.jpg

CATOLICISMO E CASAMENTO CIVIL EM GOIÁS, 1860-1920
Maria da Conceição Silva. Ano: 2009. ISBN: 9788571034983

Este livro é o resultado de um projeto que se iniciou em 1999, quando, em uma visita à cidade de Goiás, pode-se observar a rica documentação arquivada na Cúria Diocesana, que ainda não havia recebido um tratamento historiográfico. Nessa documentação, mapearam-se as preciosas informações contidas nos registros de casamento sobre as famílias que se casaram na Igreja e no cartório. Ainda se percebeu a importância dessas fontes inéditas para os estudos de família em Goiás. Depois disso, iniciou-se a coleta dos registros de casamento, religioso e civil, o que demandou algum tempo de trabalho no Arquivo Geral da Cúria Diocesana, entre outros arquivos, como o do Cartório de Registro Civil e do Frei Simão Dorvi, localizados na Cidade de Goiás. Além dessa fonte, trabalhou-se com os discursos parlamentares publicados nos Annaes do Parlamento brasileiro, com os jornais religiosos e civis e com os escritos pastorais do período de 1860 a 1920. Com esse corpo documental, analisou-se o debate da nupcialidade católica e civil, observando por que os projetos de casamento civil tramitaram no parlamento junto com o da liberdade de culto e secularização dos cemitérios.

 politicaehegemonia.jpg

POLÍTICA E HEGEMONIA NA IGREJA CATÓLICA
Maria da Conceição Silva. Ano: 2001.

Este livro é o resultado de uma pesquisa, para o mestrado em História, sobre o período de inserção, expansão e legitimação da Renovação Carismática Católica (RCC) em Goiânia. Procuramos na documentação em geral e nos depoimentos orais e escritos os registros sobre o tempo inicial deste catolicismo nos Estados Unidos, sua imediata inserção no Brasil e, sobretudo na cidade de Goiânia, bem como a sua expansão e o seu significado para os seus adeptos. A observação participante nos grupos de oração e nos eventos – “cenáculo” e missas – foi importante para compreendermos a opção de católicos por formas religiosas mais extrovertidas.

 livro_maria_conceicao.jpg

SOCIABILIDADES RELIGIOSAS - Mitos, Ritos e Identidades
Organizadores: Eduardo Gusmão de Quadros, Maria da Conceição Silva. Ano: 2011. ISBN: 9788535627817

A obra tem como temática as sociabilidades religiosas, relacionando-as com os mitos, ritos e identidades culturais. Avalia-se os modos de subjetivação das crenças com um enfoque transdisciplinar e transconfessional, pois o campo religioso opera nas imbricações do privado e do público, do particular e do coletivo, do íntimo e do compartilhado.
Nesses tempos globalizados, os ritos e mitos têm sido readequados às novas conjunturas. Mudam as formas de adoração, de experimentar o divino, e mudam também as narrativas resultantes dessa experiência. Portanto, a própria constituição do que seja o religioso está se transformando rapidamente. Isso abre novas perspectivas teóricas, novas formas de ver e de inquirir as construções identitárias através do tempo.

  voltar