Livros - Alexandre Martins de Araújo

 

Livros - Alexandre Martins de Araújo

  voltar

Giro do Bolon

O GIRO DE BOLON YOKT KUH: História Ambiental para Grandes Crianças e Pequenos Adultos

Alexandre Martins de Araújo. ISBN: 9788540017894

Premiado pelo Fundo de Cultura, este livro é resultado de pesquisas de campo e atividades de extensão levadas a cabo pelo Núcleo de História Ambiental e Interculturalidades – NUHAI. Com base na constatação de que há uma significativa lacuna entre a produção acadêmica sobre questões socioambientais e as condições de recepção de tais conhecimentos por parte do público brasileiro não acadêmico, esta obra envereda pela ficção e pela imaginação para apresentar, em linguagem clara, alguns pontos essenciais da percepção histórico-ambiental.

 caribe

CARIBE, Relações Culturais Século XIX: Negros e Coolies em Trinidad (1845-1870)
Alexandre Martins de Araújo. ISBN: 8590490416

Este estudo ocupa-se do conhecimento acerca das relações, entre diferentes culturas que coexistiram no Caribe durante o século XIX. Seus objetos de perscrutação são as relações entre as populações indiana e afro-descendente envolvidas nas lavouras de cana-de-açúcar de Trinidad entre 1845 a 1870.

Trinidad vivia sob o domínio Inglês e experimentava um período turbulento marcado, tanto pela constante chegada de imigrantes, influenciados pelas promessas de ganhos salariais nas Plantations, como pelo  difícil processo de transição do trabalho escravo para o assalariado.

Na busca por meios de sobrevivência e de conquistas sociais, cada uma dessas diferentes populações de imigrantes criou diferentes formas de se relacionar, tanto dentro de sua cultura quanto fora dela, dando origem a uma complexa realidade na qual elementos da cultura de um e de outro iam sendo inconclusivamente combinados por meio da coexistência de forças de dominação e resistência, afastamento e osmose, dominação consensual da língua e resistência a ela – algo não definido e infinitamente mutável.

Essa intricada realidade atraiu a atenção de pesquisadores que, no exercício de suas investigações, demonstraram quão complexa era e pode ser esta mesma realidade.

Desta feita, nosso estudo realiza uma crítica historiográfica cujo esforço tem por objetivo somar-se a outras obras que tentaram compreende-la.

Sabemos que os estudos históricos, voltados para as relações culturais, ainda se encontram no alvorecer de um longo dia - muitos teóricos apontam determinadas relações e propõem uma filosofia que as oriente. No entanto, são ainda especulações que, embora de grande utilidade para nossos diálogos,  carecem de estudos empíricos que possam comprová-las. Nesse sentido, este breve estudo, poderá também contribuir para o aprofundamento desse território rico, instigante e desafiador. Principalmente, em se tratando de um trabalho cujo investigador pesquisa uma realidade caribenha falando a partir do seu lugar no Brasil.

 

 odisseia

A ODISSÉIA DE UM JATOBÁ
Alexandre Martins de Araújo. Ano: 2002. ISBN: 9788586110566

Esta pequena fábula intenta oferecer alguns elementos que possam contribuir para construção de um conhecimento plural, interessado em formas alternativas de relação com o meio ambiente e consciente das potencialidades da arte como recurso indispensável à produção científica. 

Seus capítulos foram organizados de forma a instigar o leitor a encontrar, nas diferentes e variadas aventuras vividas pelo seu protagonista, o Jatobá, o maior número possível de interfaces com conteúdos escolares e circunstancias da vida.  

As questões ambientais engendram toda a sua construção. Porém, propositalmente colocadas de forma análoga, proporcionando ao leitor a liberdade para estabelecer a sua própria forma de recepção estética diante das idéias apresentadas, ao invés de simplesmente reproduzir desgastadas noções predeterminadas por alguma ciência de plantão, que, na maioria das vezes, reforçam a presumida oposição sujeito versus objeto.

Do mesmo modo, apesar do tom assumidamente anedótico, os capítulos tendem direcionar a atenção do leitor para profundas questões sociais, como por exemplo, a migração campo cidade e as desigualdades sociais - assuntos sérios que invariavelmente são naturalizados por um dia-a-dia apressado, impedindo assim o seu questionamento a partir de posições filosóficas.

Em fim, esta breve ficção se nos apresenta como uma divertida tentativa de aproximar o jovem leitor dos complexos processos que se estabelecem nas relações entre homens e os diversos ambientes de que se apropriam.

 comunidadenegra_menor.jpg

COMUNIDADE NEGRA NO CERRADO - Narrativas de curas e remédios
Olga Cabrera, Alexandre Martins de Araújo (Orgs.). ISBN: 978-85-88729-04-9

Este livro revela uma ao mesmo tempo reconhecida e ignorada face da sabedoria dos povos negros do Brasil. Aqui estão, como em um dicionário do saber da saúde, conhecimentos ancestrais a respeito do uso de recursos da natureza para a cura do corpo e da alma.

De propósito, pois aqui bem esta opção se aplica, os organizadores desta obra deixaram literalmente por escrito, o tom e os termos das falas ditas e gravadas. Em outras situações isto não seria recomendável. Mas acontece que aqui não se trata de registrar um português mal falado, e que ficaria melhor se oportunamente corrigido. Tal como em outros estudos realizados juto a atores populares, trata-se de capturar tanto a lógica cultural de um saber específico, quanto a forma lingüística por meio da qual ele é vivido, pensado e comunicado entre as pessoas. Em um outro país, mais sensível ao valor de suas diferenças, esta fala poderia ser estudada como um dialeto. Como uma forma cultural de dizer e escrever que precisa ser dita e escrita tal come é, porque traduz em um outro ritmo e em uma outra sintaxe e outra semântica, a sabedoria oral – agora posta por escrito – de uma outra cultura.

Aos poucos aprendemos a arrancar das sombras onde se esconderam por séculos, as pessoas, as comunidades, as culturas, as artes e as sabedorias de populações que, justamente porque precisaram viver distantes e ocultas do colonizador branco, aprenderam não apenas a sobreviver em um mundo que sempre lhes foi hostil – antes e depois da Abolição – mas a fazer com que sobrevivessem os seus modos de saber, sentir e pensar. Algo de que, em seu campo próprio, este livro é um excelente exemplo.

 livro_alexandre4.jpg

ENTREJORNADAS
Alexandre Martins de Araújo. ISBN: 858719154-3

Coolies, Afrodescendentes e a Plantation Plural de Trinidad.

Hoje, a marioria dos partidos políticos de Trinidad & Tobago intenta explorar as chamadas diferenças entre os dois maiores grupos do pais cujas origens étinicas são historicamente diferentes. De fato, a etnia e a identidade trinitário-tobagenses superam qualquer etnicidade original de séculos passados oriundoas de outros países, outras línguas e culturas, e outras categorias.
O estudo do professor Araújo é importante, pois ressalta que a chamada tensão moderna em Trinidad encontra seu nexo mais em questões de ordem políticado que propriamente históricas e sociais, apesar de a política moderna aproveitar do princípio colonial denominado "dividir para governar". Há muito a aprender desse espelho / olhar histórico, tanto para não cairmos nas armadilhas das divisões superficiais como para avançarmos na contrução dessa república relativamente jovem, de uma cultura nacional e uma língua oficial que são compartilhadas por todos.

 

Artigos - Alexandre Martins de Araújo

ARAÚJO, A. M. ; HERBETTA, Alexandre Ferraz. ; NAZARENO, E. . Quilombos de Pombal, Porto Leocardio, São Félix e Nova Esperança: análise dos fatores relacionados ao deslocamento e assentamento de suas populações entre os séculos XIX e XX. In: George Leonardo Seabra Coelho; Gilberto Paulino de Araújo. (Org.). EDUCAÇÃO DO CAMPO E CIDADANIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 1ed.Palmas -TO: EDUFT - A Editora da Universidade Federal do Tocantins, 2018, v. 1, p. 117-148.

ARAÚJO, A. M. . O Giro de Bolon Yokt Kuh: história ambiental para grandes crianças e pequenos adultos. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2016. v. 1000. 163p .

ARAÚJO, A. M. ; LOIOLA, SÉRGIO ALMEIDA ; CARDOSO, LUDIMILA STIVAL ; NAZARENO, E. . EFEITOS DO DETERMINISMO ECOLÓGICO DUAL SOBRE A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA. RA'E GA: o Espaço Geográfico em Análise , v. 35, p. 38-67, 2015.

ARAÚJO, A. M. ; NAZARENO, E. ; TULIO, M. . COMITÊ JAVAÉ. In: Léia Silva; Tânia Rezende; Elias Nazareno; André Marques do Nascimento (. (Org.). D ocumentação de saberes indígenas. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2015, v. II, p. 81-98.

ARAÚJO, A. M. . Uma História com Fim: comunidades rurais às margens dos eucaliptais. In: Olga Cabrera. (Org.). Interdisciplinaridade e Ambiente. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2014, v. , p. 219-235.

ARAÚJO, A. M. . Lugares de Xangô, em Trinidad e no Brasil: contemporaneidade e diferença colonial. Revista Brasileira do Caribe (Impresso) , v. xv, p. 161-181, 2014.

ARAÚJO, A. M. ; NAZARENO, E. . Processos de etnogenese na formação de identidades de comunidades afrodescendentes. Revista Brasileira do Caribe (Impresso) , v. XIII, p. 587-614, 2013.

ARAUJO, Alexandre Martins de ; NAZARENO, Elias. ; ARAÚJO, A. M. . Interculturalidade, complexidade ambiental e educação quilombola. In: Cristina de Cássia P. Moraes; Luciana de Fátima Oliveira et. al (Org.). (Org.). Educação Quilombola. 1ed.Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2013, v. 1, p. 269-313.

PINTO, A. C. ; ARAÚJO, A. M. . Idealização e Construção de uma Nova Capital no Cerrado:Um olhar sobre os princípios ambientais. Fronteiras: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente , v. 3, p. 78-88, 2013.

ARAÚJO, A. M. ; NAZARENO, E. . Interculturalidade, Etnogênese e Epistemologias numa Comunidade Afrodescendente de Goiás. In: Maria da Conceicao Silva, Sônia Maria Magalhaes. (Org.). O Ensino de História: Aprendizagens, Políticas Públicas e Materiais Didáticos. 1ed.Goiânia-GO: PUC-GO, 2012, v. 1, p. 139-154.

ARAÚJO, A. M. ; NAZARENO, Elias. . Remanescentes de quilombo: o processo de etnogênese numa comunidade afro-descendente de Goiás. História Revista (UFG) , 2010.

ARAÚJO, A. M. . Cadê a Água que Estava Aqui? Os leitos secos na memória e na história. História Revista (UFG. Impresso) , v. 14, p. 01-20, 2009.

ARAÚJO, A. M. . Trinidad: olhando retrospectivamente. Revista Brasileira do Caribe (Impresso) , v. XI, p. 263-282, 2011.

ARAÚJO, A. M. . Entrejornadas: Coolies, Afrodescendentes e a Plantation Plural de Trinidad. 1. ed. Goiânia: CEGRAF-UFG, 2010. v. 500. 205p .

ARAÚJO, A. M. . A Odisséia de um Jatobá - 2ª ed.. 2. ed. Goiânia: Kelps, 2008. v. 600. 70p .

ARAÚJO, A. M. ; CABRERA, Olga (org) . Comunidade Negra no Cerrado: Narrativas de curas e remédios. 1. ed. Goiânia: CECAB, 2007.

ARAÚJO, A. M. . Pesquisa de Demanda Turística no Rio Araguaia. In: AGETUR. (Org.). Turismo em Dados Caminhos do Sol. Goiânia: Gráfica da Embratur, 2002, v. , p. 05-168.

ARAÚJO, A. M. ; CABRERA, Olga (org) . Memórias que Curam. In: CABRERA, Olga. (Org.). Experiências e Memórias. Goiânia: Ed. Vieira, 2001, v. 1, p. 87-99.

  voltar

Para visualizar os arquivos no formato PDF é necessário ter instalado o programa Acrobat Reader. Clique aqui para baixar.