Livros - Heloísa Selma Fernandes Capel
Livros - Heloísa Selma Fernandes Capel
PERFORMANCES CULTURAIS Este livro é o resultado de um esforço coletivo e inter e multidisciplinar para debater, sob diversas perspectivas, o conceito de performance. As discussões desta coletânea se apresentam advindas de muitas regiõe e legiões estrangeiras: dos estudos da arte, da antropologia, da lingüística, da história, dos estudos culturais. O vasto campo de suas raízes converge na ampla concepção de performance, no esforço para ler objetos da cultura que se oferecem à diversas perguntas e olhares. Os textos trançados neste livro são feitos de linhas que enlaçam a tridimensionalidade de objetos, arranjados para fins metodológicos de análise e que se realizam em múltiplas vias, cruzamentos, determinações e espaços. |
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CRIAÇÕES ARTÍSTICAS, REPRESENTAÇÕES DA HISTÓRIA Criações Artísticas, Representações da História - Diálogos entre Arte e Sociedade é um livro resultante do debate acadêmico ocorrido em julho de 2009, na cidade de Fortaleza, quando historiadores, filósofos, críticos literários e diretores de teatro reuniram-se no Simpósio Temático Interlocuções entre História, Ética e Linguagens Artísticas - Aspectos Estéticos e Políticos do Diálogo Arte e Sociedade, que integrou as atividades do XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética. O principal objetivo dessa publicação é divulgar reflexões acerca das dimensões teóricas e metodológicas envolvidas no diálogo Arte-Sociedade, a partir de pontos de vista específicos. Fundamentalmente, o Simpósio Temático Interlocuções entre História, Ética e Linguagens Artísticas - Aspectos Estéticos e Políticos do Diálogo Arte e Sociedade teve como objetivo dialogar com as propostas do GT Nacional de História Cultural da ANPUH. Para atingir essa meta, apresenta aos leitores ensaios de autoria de Alcides Freire Ramos [João Batista de Andrade e Eduardo Coutinho: Aspectos Estéticos, Políticos e Éticos da luta contra a Ditadura Militar], Edwar Castelo Branco [O Cinema Curtição dos Anos 60/70: Peripércias Filmográficas na Micrologia do Cotidiano Político Brasileiro], Julierme Sebastião Morais Souza [Paulo Emílio Salles Gomes e a adesão ao cinemanovismo: matriz intelectual nas congruências entre Cinema Novo brasileiro e modernismo literário], Marcos Rogério Cordeiro [Ethos Mimético e Ethos Histórico em Machado de Assis], Alexandre Pacheco [As representações históricas e o poder na Amazônia de Arthur Cezar Reis (década de 1960)], Robson Corrêa de Camargo [Os Becos do Teatro e da Revolução no século XVIII e XIX], Rosangela Patriota [Pela Palavra e pela Imagem: Camaradas (Strindberg) na Cena Brasileira Contemporânea pela Encenação do Grupo Tapa], Heloisa Selma Fernandes Capel [Retórica da ironia e estética moral em os Caprichos de Goya], Paulo Roberto Monteiro Araújo [Bispo do Rosário ou a exclusão do artista por meio da sua naturalização psíquica-classificatória] e Eduardo José Reinato [É que há distância entre intenção e gesto]. Em síntese, a proposta deste livro é trazer ao público leitor motivações e trabalhos de pesquisadores que, no âmbito da História Cultural, sob diferentes prismas escolheram o espaço das fronteiras do conhecimento como locus privilegiado de suas investigações. |
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FLORES: COMUNIDADE NEGRA - Povoamento e Cultura agrária em Goiás Fruto de uma extensa pesquisa realizada no final dos anos 80, este ensaio apresenta algumas hipóteses sobre o povoamento de Goiás pela via pecuária. Avalia o avanço dos currais do Rio São Francisco no século XVIII e o estabelecimento de uma comunidade agrária no nordeste goiano, em período anterior ao da fundação do arraial de Vila Boa. Explora, ainda, questões sobre a identidade ética do local e as formas de trabalho e de relações sociais advindas da atividade escrava e livre, associadas à pecuária. Nele, a exemplo, a maior proprietária de terras era Nossa Senhora do Rosário, padroeira do lugar, senhora que concedia empréstimos, emprestava o curral público, doava terras e provinha a subsistência material e espiritual da comunidade até a chegada da migração gaúcha, a partir da década de 1980. |
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SENSIBILIDADES E SOCIABILIDADES: Perspectivas de Pesquisa Nos textos dos organizadores dos minissimpósios, o leitor encontra o fio condutor das reflexões propostas pelo IV Simpósio Nacional de História Cultural. Seus textos materializam a idéia de que "as sensibilidades são indissociáveis das sociabilidades". As sensibilidades constituem uma reação do corpo e da mente diante do mundo, expressa por instintos, sensações, emoções e sentidos. Tal reação é fruto de uma experiência individual e coletiva de contato do homem com a realidade, implicando uma forma de conhecimento desse real. Mas logo é trabalhada pelo pensamento que organiza, interpreta, traduz e classifica as manifestações sensíveis. Assim, as sensações transformam-se em sentimentos ou "estados d'alma" e atribuem ao mundo significados partilhados e transmitidos. O leitor do livro defrontar-se-á com leituras de experiências de pesquisas que balizaram muitas das reflexões feitas no interior dos minissimpósios, compostos por um grande número de comunicações individuais. |
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PERSEU E ATENA: Narrativa mítica e formação A partir da narrativa do mito de Perseu, são discutidos neste livro o estado de inocência no processo de formação de professores, os tipos convencionais de formação que têm por princípio a educação formal, enfatizando aspectos técnicos e externos a um processo de mudança. A partir deles são consideradas as necessidades de valorizar o processo de autoformação e de identidade. Guiando-se por Perseu, este livro reforça a essência reflexiva do mito: sua natueza e funções. O mito como drama simbólico e seu uso como referencial nas histórias de vida, nas autobiografias. Este livro é uma tentativa de utilizar a narrativa mítica nos cursos de formação de professores |