Livros - Ana Teresa M. Gonçalves

anateresa.jpg

GUERRA E PAZ NO MUNDO ANTIGO
Ana Teresa Marques Gonçalves, Fábio Vergara Cerqueira, Anderson Zalewski Vargas, Glaydson José da Silva, Chimene Kuhn Nobre (Orgs.). Ano: 2007. ISBN: 9788560695010

"O livro trata de um tema caro aos pesquisadores da Antigüidade, o comportamento dos homens em tempos de guerra e paz. A guerra é ainda um tema recorrente nas sociedades humanas, já que o homem não encontrou outra forma de resolver algumas questões" (Ana Teresa Marques Gonçalves)

anateresa_armenia_elio_lib2.jpg

ESCRITAS DA HISTÓRIA - Intelectuais e Poder
Ana Teresa Gonçalves, Armênia Maria de Souza
Élio Cantalício Serpa, Libertad Borges Bittencourt. Ano: 2003

Coletânea resultante de conferências apresentadas no I Simpósio Internacional de História da Universidade Federal de Goiás, em setembro de 2003.

Na discussão sobre as várias escritas da História, no eixo Intelectuais e Poder estão expostas as questões da construção e da ação dos intelectuais do mundo em que eles produziram reflexões a respeito de seus objetos, visibilizadas nas suas escritas.

anateresa_armenia_elio_libe.jpg

ESCRITAS DA HISTÓRIA - Memória e Linguagem
Ana Teresa Gonçalves, Armênia Maria de Souza, Élio Cantalício Serpa, Libertad Borges Bittencourt. Ano: 2003

Coletânea resultante de conferências do I Simpósio Internacional de História realizado pela Universidade Federal de Goiás.

No eixo Memória e Linguagem, dialoga-se com as experiências da memória e do esquecimento e com a produção e utilização de diferentes estratégias de linguagem. Essas experiências constituem suporte de produção de verdade, de sujeitos, de vontades políticas, de sentimentos, de conformação de identidades e ações políticas.

livro_luciane1.jpg

LITERATURA, PODER E IMAGINÁRIOS SOCIAIS NO MEDITERRÂNEO ANTIGO
Luciane Munhoz de Omena, Ana Teresa Marques Gonçalves. Ano: 2010. ISBN: 978-85-7103-669

“Este livro é resultado da crescente relevância dos estudos sobre o mediterrâneo antigo, no Brasil, como parte de um processo desenvolvido por instituições públicas de pesquisa (USP, UNICAMP, UNESP, EFRJ, UFES, UFOP, UFMG, UFG, entre outras) que vem se consolidando em laboratórios como o Leir (Laboratório de Estudos sobre o Império Romano/ USP) ou o CPA ( Centro de Estudos e Documentação do Pensamento Antigo/ UNICAMP), os quais se preocupam com produções atuais, sem subterfugir aos modelos das grandes narrativas, para buscar as heterogeneidades sócioculturais e o caráter conflituoso das sociedades do passado.”

Artigos - Ana Teresa M. Gonçalves

O Governo de Tibério e a Difícil Arte de Suceder Bons Imperadores
De Rebus Antiquis, v. 1, p. 44-62, 2011.

O Conceito de Representação e os Estudos Latinos: Relendo as Obras dos Filostratos e de Calistrato (Séculos II/III d.C.)
História da Historiografia, v. 5, p. 33-43, 2010.

Septímio Severo e as Atividades Militares contra os Partos: Memória, Poder e Identidade
Revista de História das Ideias, v. 30, p. 51-66, 2009.

Jogos e Festas no Alto Império Romano: Alegria, Sacralidade e Identidade
Cadernos do CEIA, v. 1, p. 52-62, 2008.

As Festas Romanas
Revista de Estudos do Norte Goiano, v. 1, p. 26-68, 2008.

Rupturas e Continuidades: Os Antoninos e os Severos
Fênix (Uberlândia), v. 4, p. 10-25, 2007.

Septímio Severo e a Consecratio de Pertinax: Rituais de Morte e Poder
História (São Paulo), v. 26, p. 20-35, 2007.

Poder, Trabalho e Teatralidade: Cícero e a Carta do Bom Administrador Público
Liber Intellectus, v. 2, p. 02-15, 2007.

A Legitimação do Poder Imperial e os Problemas Sucessórios nos Breviários de História Romana Produzidos no IV Século d.C.
História Revista (UFG), v. 11, p. 1-16, 2006.

Como Transformar um Homem em Deus: A Consecratio do Imperador Romano Pertinax
Cronos (Pedro Leopoldo), v. 10, p. 21-40, 2006.

Romanos e Partos: Atividades Bélicas na República e no Principado
Saeculum (UFPB), v. 13, p. 11-20, 2005.

A Noção de Monarquia Militar e o Governo Severiano
Phoinix (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 10, p. 41-62, 2004.

Construção e Inserção de Imagens na Memória Política Romana: O Caso dos Severos
História Revista (UFG), Goiânia/GO, v. 9, n.1, p. 107-144, 2004.

Funus Imperatorum: Uma Análise da Cerimônia de Apoteose do Imperador Septímio Severo
Phoinix (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 9, p. 25-36, 2003.

A Idealização da Figura do Imperador Romano: o Debate Agripa-Mecenas na Obra de Dion Cássio
Klepsidra. Revista Virtual de História, São Paulo, v. 14, p. 1-14, 2003.

Os Imperadores Severos e a Aproximação com as Imagens dos Antoninos
Mirabilia, Vitória, v. 3, p. 1-13, 2003.

Poder e Imaginário no Império Romano: As Imagens Contrapostas de Septímio Severo, Pescênio Nigro e Clódio Albino nas Guerras Civis de 193 a 197 d.C.
História em Revista (UFPel), Pelotas/RS, v. 9, p. 175-211, 2003.

Os Conteúdos de História Antiga nos Livros Didáticos Brasileiros
Hélade (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 3, n.1, p. 51-65, 2002.