Flyer 23 out

“AFETOS” É O TEMA DA 6ª ELAS FAZEM CINEMA: MOSTRA DE FILMES DIRIGIDOS POR MULHERES

Em 19/10/21 09:54. Atualizada em 19/10/21 09:54.

A 6ª Mostra, organizada pelo Grupo GECI, traz diretoras do Brasil

flyer live

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Cinema (GECI) da Faculdade de História da UFG, integrado por estudantes de Graduação e Pós-Graduação da UFG e por egressas da UFG e da UEG, organiza a 6ª Elas fazem cinema: Mostra de Filmes Dirigidos por Mulheres, cuja temática central é Afetos.

Serão 2 semanas de atividades, em plataforma digital, exibindo 05 filmes, sendo um documentário longa-metragem e quatro curtas-metragens, realizados exclusivamente por mulheres. A mostra está organizada em duas sessões de exibições, seguidas de 2 lives de diálogos sobre os filmes com cineastas e convidadas (acadêmicas e integrantes da sociedade civil organizada). Antes de cada sessão, em datas específicas disponíveis na programação geral, os links dos filmes e das lives serão liberados para acessá-los (mais informações em: https://elasfazemcinema.historia.ufg.br)

.

Por que falar sobre Afetos? Em conjuntura de crise, acarretada pela pandemia de Covid 19 e pela conjuntura política atual, sentimentos e emoções afloram-se, podendo desencadear ações. Diversos/as filósofos/as se debruçaram sobre os afetos, ao longo da História. Desde as últimas décadas do século XX, no entanto, a reflexão sobre afetos tem atravessado de maneira inter/transdisciplinar a área das Humanidades, constituindo já um paradigma afetivo. Estudiosas/os se voltam para os termos entre afetos, sentimentos e emoções e suas vinculações com a subjetividade, com a estética, com a política, entre outras. Nesse contexto, algumas questões se colocaram para a curadoria da mostra: o que nos afeta? Como o cinema nos afeta? Que afetos são plasmados nas telas?  

Tais questões sobressaem na curadoria da Elas Fazem Cienema compacta deste ano, cujos filmes são: Limiar; Carne; Sara por Dora; Belkiss; Isolada.

 

CONVIDADAS PARA A MOSTRA

Em cada live da mostra há três convidadas, além da mediação de uma integrante do GECI. As convidadas são: uma cineasta, uma acadêmica e uma integrante do movimento social de mulheres. Desse modo, na primeira live intitulada “Afetos e Coragem de Verdade”, contamos com a presença da paulista Coraci Ruiz, diretora do premiado filme Limiar, lançado em 2020 – e com a participação da professora Carla de Abreu (FAV/UFG) e da ativista de movimentos sociais Negro e LGBTQI, de Goiás, Yordana Lara, com a mediação de Patrícia Guedes (GECI/egressa da UFG/FAV/FH)

Na 2ª live “Afetos e Relações de Gênero”, a cineasta convidada é a goiana Simone Caetano, diretora do curta-metragem  Belkiss, lançado em 2020, para dialogar sobre o tema a partir do seu filme com a professora Ceiça Ferreira (Cinema e Audiovisual da UEG) e com a Ativista feminista de movimentos sociais em Goiás e Assistente social (PUC-GO), Gislei Cunha, com a mediação de Cindy Faria (GECI/egressa da UEG)

As obras acima abordam o tema “Afetos” de várias formas e perspectivas diferentes. Os links para acesso ficarão disponíveis por tempo limitado; portanto, acompanhe a programação para não perder os prazos estipulados pela Mostra.

As datas e horários das 2 lives serão divulgadas pelas redes sociais do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Cinema: instagram @elasfazemcinema, facebook.com/elasfazemcinema. A programação geral pode ser consultada através do site www.elasfazemcinema.historia.ufg.br

 

SERVIÇO

Evento 1: 2 Lives - Elas Fazem Cinema: Mostra de Filmes Dirigidos por Mulheres

Data: 23/10 e 06/11, sábados, às 19h.

Local: Canal do Youtube do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Cinemada Faculdade de História da UFG (GECIFHUFG): https://www.youtube.com/channel/UCGTaZG_IQFDjKpEoMwzodcQ

 

Evento 2: 05 filmes, em 2 Sessões - Elas Fazem Cinema: Mostra de Filmes Dirigidos por Mulheres, cujos links serão disponibilizados no website da Elas fazem cinema

Local:https://elasfazemcinema.historia.ufg.br

Data: 22 a 23/10 (apenas 24 h) e de 01 a 06/11

 

Programação Geral no site:https://elasfazemcinema.historia.ufg.br/p/34488-programacao-geral

Redes sociais: Instagram https://www.instagram.com/elasfazemcinema/?hl=pt-br facebook.com/elasfazemcinema.

 

Contatos

Alcilene Cavalcante – (62)9 8106-1711

Virgínia Peçanha – (62) 9 8280-8513

Carla de Abreu – (62) 9 9246-9422

E-mail - gecifhufg@gmail.com

 

Categorias: NOTÍCIA