
Nota Pública da Faculdade de História da UFG
O corpo docente e técnico-administrativo da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás manifesta solidariedade e apoio à professora de história de um colégio da rede particular de Goiânia, que teve sua aula invadida pela mãe de uma estudante. Ressaltamos que a professora demonstrou sabedoria, profissionalismo e ponderação ao dialogar com os diferentes pontos de vista apresentados durante a aula.
Ao mesmo tempo, repudiamos a atitude da mãe da estudante que desrespeitou a professora de história em sua autonomia docente. A vigilância e a invasão das aulas de história são preocupantes, porque representam uma grave ameaça ao pluralismo de ideias e à promoção da autonomia intelectual e do pensamento crítico, os quais estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Por fim, cabe salientar que no ensino e aprendizagem de história os discentes são estimulados a pensar historicamente o mundo e a construírem seus próprios posicionamentos ético-políticos. Afinal, como salienta Paulo Freire, em sua Pedagogia da autonomia, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
Goiânia, 03 de setembro de 2021.
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