cartaz da mostra

EVENTO: 3ª "Elas fazem cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres"

Em 05/09/18 16:43. Atualizada em 05/09/18 16:46.

cartaz da mostra

ELAS FAZEM CINEMA VOLTA COM A 3º EDIÇÃO E TRAZ O TEMA MEMÓRIA PARA AS TELINHAS DO CINEMA GOIANO

Com mais uma edição recheada de grandes produções cinematográficas, a equipe do Grupo de Estudos em Gênero e Cinema (GECI), da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), convida a todos(as) para a 3ª “Elas Fazem Cinema: mostra de filmes dirigidos por mulheres”, a realizar-se de 13 a 15 de setembro de 2018, no Cine Cultura, em Goiânia.

A Pré-Abertura acontecerá às 14h no auditório da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG/FH – regional Goiânia) e a Abertura Oficial às 19h no Cine Cultura, Praça Cívica. A programação está disponível na fanpage https://www.facebook.com/elasfazemcinema.

Durante os três dias da mostra vários filmes de diversos estados do Brasil ganham as sessões da programação. A 3ª “Elas Fazem Cinema” é um projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), com a parceria da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e com o apoio do Cine Cultura, que traz convidadas para abordar os filmes cujo tema é “Memória”.

Além de promover o encontro de cineastas, atrizes, produtoras culturais, estudantes, e professoras(res), o evento exibe produções importantes do cinema goiano e do Brasil. Nesta edição, GECI, ao considerar a relevância das diferentes funções exercidas na realização cinematográfica, lança uma importante homenagem à produtora Maria Abdalla, em reconhecimento ao seu profícuo trabalho como coordenadora do Goiânia Mostra Curtas e da Mostra de Direitos Humanos, como assistente de coordenação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), entre outras ações fundamentais para a área de cinema em Goiás. MEMÓRIA O tema central da mostra deste ano é memória. Filmes per si já constituem “suportes de memória”. Esta 3ª edição reúne um conjunto de filmes, sob a curadoria da Patrícia Guedes (UFG/GECI/UEG), que permite problematizar diretamente representações relativas às lembranças e aos esquecimentos sobre o passado político, sobre lutas sociais, sobre a invisibilidade das mulheres na História, sobre aspectos do presente. Trata-se de filmes de mulheres, atravessados pela memória, cujas protagonistas são personagens femininas e as tramas envolvem questões que comprometem diretamente as mulheres.

Mais informações acesse:

www.facebook.com/elasfazemcinema