Educação Histórica e Religião: perspectivas de consciência histórica de estudantes

On 04/19/20 13:12 Updated at 06/15/20 09:50

Resumo: A pesquisa investiga a consciência histórica de estudantes brasileiros e portugueses sobre a temática Religião (religiões) como aprendizagem escolar. Trata-se de uma investigação epistemológica no campo da educação histórica, que tem como fonte principal narrativas de alunos de educação básica e livros didáticos entre outros materiais utilizados em aulas. O objetivo é refletir possibilidades de inovação no ensino da história da Religião (das religiões) pelo viés da educação histórica, bem como o sentido da disciplina História com as suas especificidades metodológicas no currículo escolar do Brasil e de Portugal. Procura-se identificar como as narrativas de estudantes produzem expectativas de continuidade ou de ruptura com os acontecimentos de religião no passado e no presente e como conteúdo balizares de estudos em aulas da disciplina de História. O foco central é investigar aprendizagens de estudantes, nas quais se observa como se ensina e para que se ensina a temática Religião (religiões) no ensino fundamental tanto em escolas brasileiras quanto em escolas portuguesas. A pesquisa iniciou-se no Brasil em escolas públicas da região Centro Oeste (cidade de Goiânia), com possibilidade de se estender a outras regiões do Brasil e em Portugal; neste fizemos a coleta das fontes nas cidades de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, objetivando a estender a outras cidades. Pretende-se, ainda, com esta pesquisa incentivar novas metodologias de ensino e pesquisa, para estimular a formação e qualificação de recursos humanos (professores investigadores) em nível de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) para atuarem em escolas de educação básica. O objetivo é despertar interesses para uma melhor inserção social do jovem –estudante– em seu ambiente de vida, desenvolvendo perspectivas positivas para aprendizagens históricas. Nesse sentido, faz-se necessário considerar a importância do diálogo com as disciplinas escolares, notadamente trazer à luz do debate a história da disciplina de História no Brasil em Portugal.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria da Conceição Silva.