POLÍTICA DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE HISTÓRIA

Em 12/04/19 18:13 Atualizada em 12/04/19 18:18

Principiava-se, no convulsivo ano de 1968, o Curso de História da UFG. Por ocasião das comemorações do seu cinquentenário em 2018, a Faculdade de História iniciou a implementação de um projeto institucional de extensão intitulado HISTÓRIA AO VIVO com objetivo de ampliar seu contato com a população e a divulgar as pesquisas históricas de modo a contribuir com os debates públicos. O projeto visa dois públicos principais:

O primeiro público é de estudantes do ensino médio e visa aproximá-los das práticas historiográficas e da própria Faculdade de História. O projeto prevê a visita de escolas em um dia letivo na Faculdade. Dentre as atividades oferecidas estão:

1. palestra com um dos professores da FH, de temática relevante e integrada aos processos pedagógicos vivenciados na escola;
  2. visita ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em História;
  3. Oficinas;

As atividades e seu conteúdo temático são previamente combinados entre a escola e a FH, e devem contribuir para o bom andamento dos processos pedagógicos da escola. O projeto está sob a coordenação da Professora Dra. Ana Lucia Oliveira Vilela. Gestores escolares e professores interessados no projeto podem entrar em contato através do seguinte e-mail: ao.vivo.historia@gmail.com

O projeto HISTÓRIA AO VIVO também visa a divulgação da produção científica da FH através das mídias sociais. Em 2019, inicia-se a realização de audiovisuais sobre as pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-graduação em História a serem disponibilizados livre e gratuitamente através da internet. Palestras com pesquisadores convidados e entrevistas com docentes do PPGH também estão disponíveis gratuitamente no canal do PPGH, aqui: