Expectativa da Formação do Profissional

Em 20/04/18 16:23 Atualizada em 31/08/18 13:36

Perfil do Curso

O curso de Licenciatura em História tem por finalidade associar a formação teórica e prática no ensino de História. A formação teórica ordena a reflexão acerca da ação do homem no tempo a partir de distintas perspectivas. A formação prática se associa ao domínio de técnicas associadas, necessariamente, aos conteúdos na perspectiva de formar um profissional capaz de dominar o conhecimento histórico como um todo.

Perfil do Egresso

Na finalização dos créditos da Licenciatura, há a expectativa da formação de um profissional da educação básica, ou seja, um professor licenciado em História que possa atuar na segunda fase do ensino fundamental e no ensino médio, tanto na rede pública quanto na rede privada. A meta é formar um profissional que tenha compromisso social e político com a docência e que seja capaz de repensar constantemente sua prática.

Ao final do curso, os licenciados em História deverão:

a) demonstrar formação sólida na área de História;

b) dominar o processo de produção do conhecimento histórico, em suas diversas
perspectivas;

c) conhecer as principais vertentes teóricas que orientam as análises históricas;

d) ser capaz de refletir sobre o conhecimento produzido, utilizando-se de
metodologias e técnicas adequadas ao exercício pedagógico;

e) ser capaz de atuar na defesa da melhoria do ensino fundamental e médio, no
principal espaço social do ofício: a escola;

f) ser capaz de ensinar, pesquisar, produzir conhecimento histórico e intervir na
realidade escolar.

Habilidades do Egresso

Ao final do curso, os licenciados deverão:

a) dominar os conceitos estruturadores e os conteúdos básicos da história;

b) dominar os métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transformação do
conhecimento científico em matéria de ensino para os diferentes níveis de ensino;

c) dominar as novas tecnologias aplicadas ao ensino;

d) dominar a pesquisa voltada para o ensino de história.