Livros - Olga Cabrera

Em 23/12/11 00:05.

 

Livros - Olga Cabrera

voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMUNIDADE NEGRA NO CERRADO - Narrativas de curas e remédios
Olga Cabrera, Alexandre Martins de Araújo (Orgs.). ISBN: 978-85-88729-04-9

Este livro revela uma ao mesmo tempo reconhecida e ignorada face da sabedoria dos povos negros do Brasil. Aqui estão, como em um dicionário do saber da saúde, conhecimentos ancestrais a respeito do uso de recursos da natureza para a cura do corpo e da alma.

De propósito, pois aqui bem esta opção se aplica, os organizadores desta obra deixaram literalmente por escrito, o tom e os termos das falas ditas e g

ravadas. Em outras situações isto não seria recomendável. Mas acontece que aqui não se trata de registrar um português mal falado, e que ficaria melhor se oportunamente corrigido. Tal como em outros estudos realizados juto a atores populares, trata-se de capturar tanto a lógica cultural de um saber específico, quanto a forma lingüística por meio da qual ele é vivido, pensado e comunicado entre as pessoas. Em um outro país, mais sensível ao valor de suas diferenças, esta fala poderia ser estudada como um dialeto. Como uma forma cultural de dizer e escrever que precisa ser dita e escrita tal come é, porque traduz em um outro ritmo e em uma outra sintaxe e outra semântica, a sabedoria oral – agora posta por escrito – de uma outra cultura.

Aos poucos aprendemos a arrancar das sombras onde se esconderam por séculos, as pessoas, as comunidades, as culturas, as artes e as sabedorias de populações que, justamente porque precisaram viver distantes e ocultas do colonizador branco, aprenderam não apenas a sobreviver em um mundo que sempre lhes foi hostil – antes e depois da Abolição – mas a fazer com que sobrevivessem os seus modos de saber, sentir e pensar. Algo de que, em seu campo próprio, este livro é um excelente exemplo.

 

 

  voltar

Para visualizar os arquivos no formato PDF é necessário ter instalado o programa Acrobat Reader. Clique aqui para baixar.