Livros - Luiz Sérgio Duarte da Silva

 

Livros - Luiz Sérgio Duarte da Silva

  voltar

 

 capa9.jpg

AS CIDADES DOS SONHOS: desenvolvimento urbano em Goiás
Nars Fayad Chaul e Luiz Sérgio Duarte (Orgs). Ano: 2004. ISBN: 85-7274-229-8.

Reúnem-se aqui textos que sintetizam algumas das dissertações produzidas pelo Mestrado em História da Universidade Federal de Goiás. A história das cidades goianas reconstrói o processo pelo qual os valores modernos fixam-se no sertão: projetos de integração, nomadismos, culturas de migração, fronteiras de valores, processos de subjetivação. Combinando controle empírico e interpretação conceitualmente encaminhada para leitura e construção do passado, o que se quer é dar notícia de um núcleo demandante e produtor de sentido, que, no interior do Brasil e em torno do projeto das ciên­cias humanas, existe.

 livro_luissergio2.jpg

A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA: modernidade e periferia
Luiz Sérgio Duarte da Silva. Lançado em 1997, 2010 (2. ed.). ISBN: 85-7274-105-4

Neste livro, a construção simbólica, social e física de Brasília é a base sobre a qual o autor aplica conceitos e métodos da ciência da cultura, tal como são desenvolvidos nas obras de Simmel, Weber e Benjamin. O autor defende a tese da excepcionalidade do ambiente da construção da capital – um lugar de cruzamentos simbólicos e sociais –, tentando ultrapassar interpretações apologistas ou detratoras dessa tentativa de adesão à modernidade na periferia capitalista.

 enigma_aneis_luizsergio.jpg

O ENIGMA DOS ANÉIS E DOS DEDOS
Luiz Sérgio Duarte da Silva. Ano: 2006. ISBN: 85-7274-263-8

Esta obra focaliza o discurso e a prática das principais correntes políticas presentes na primeira e única legislatura da Constituição de 1934. O período tratado se estende de maio de 1935 a novembro de 1937, e o objetivo básico do livro é compreender o papel das correntes autodenominadas liberais no processo que leva ao progressivo fechamento do regime instituído pela segunda constituição republicana e que culminou com a implantação da ditadura estadonovista. O estudo das correntes dominantes no período é feito a partir de um levantamento da história política e, em especial, por meio de personalidades consideradas paradigmáticas.

 relacoes_cidade_campo_luizsergio.jpg  

RELAÇÕES CIDADE-CAMPO: FRONTEIRAS
Luiz Sérgio Duarte (Org.). Ano: 2000. ISBN: 85-7274-162-3.


Este livro traz artigos sobre “fronteiras” – reais e simbólicas –, divididos em três grandes temas: fronteiras e seus significados, cidades de fronteira e economia da fronteira, cujos artigos estão ligados à política, economia, história e fronteira agrícola.

livro_nasr2.jpg

HISTÓRIA POLÍTICA DE GOIÁS
Nasr Fayad Chaul e Luis Sérgio Duarte (Orgs.) Ano: 2009

Pensar a História de Goiás hoje é rediscutir os conceitos básicos que nortearam por décadas a produção historiográfica local. Chamamos a atenção para dois fatos que consideramos de extrema relevância enquanto historiadores: Goiânia, a capital sede dos dois maiores centros de difusão científica do Estado completou dia 24 de outubro 75 anos. Na capital, cidade planejada, concentra-se um esforço de síntese da história da colonização e modernização do Centro-Oeste.  
 

  voltar

Para visualizar os arquivos no formato PDF é necessário ter instalado o programa Acrobat Reader. Clique aqui para baixar.