Semana de História - Colóquio 2010

Em 23/12/11 00:05.

Início  Projetos de Extensão  >  Semana de História  Colóquio 2010


 

COLÓQUIO 2010

VIII Semana de História - III Colóquio de Pesquisas da História

 

 

APRESENTAÇÃO

Como iniciativa de estudantes, as edições anteriores do Colóquio de Pesquisas da História aconteceram timidamente, pois não tínhamos a pretensão de transpor este evento para além dos limites nos quais foi concebido: a Faculdade de História da UFG. Entretanto, a terceira edição traz muitas comunicações oriundas de outras faculdades e instituições goianas: Facs. de Filosofia, Ciências Sociais, Letras e Artes Visuais da UFG, PUC-GO, UEG e IFG, e também de instituições de outras partes do país: UnB, IFT. A heterogeneidade dos participantes confirma a necessidade deste espaço para a área de História e para as Ciências Humanas em geral, tanto para os pesquisadores goianos quanto para os colegas de cidades e estados vizinhos.

Estamos muito felizes com a proporção que o III Colóquio de Pesquisas da História adquiriu, transpondo o espaço no qual foi a priori pensado. Além disso, em 2010 superamos a quantidade de inscritos das duas edições anteriores. São duzentos e quarenta autores apresentando trabalhos em mais de cinqüenta sessões coordenadas. Acreditamos que estes números refletem a credibilidade que os pesquisadores, docentes ou discentes, depositam nesta ideia. Estamos surpresos e agradecidos pela confiança que tais números traduzem.

A proposta do Colóquio, bem como da Revista Chrônidas, é justamente promover a interação entre diferentes áreas das Humanidades, apresentar aos pesquisadores iniciantes os resultados (e caminhos) dos mais experientes e diminuir o distanciamento entre o referencial teórico da sala de aula e os mecanismos da operação histórica prática. Percebemos que a quantidade e a heterogeneidade de trabalhos inscritos explicitam por si mesmas a utilidade do que propomos.

E para representar a reflexão dos pesquisadores de Ciências Humanas, escolhemos as ilustrações de Gustave Doré como imagens do III Colóquio de Pesquisas da História. Ao escrever a Divina Comédia, o gênio de Dante Alighieri reuniu sob um único enredo personagens distintas das Sagradas Escrituras, do passado clássico de Roma e também alguns de seus contemporâneos. Segundo critérios muito parciais, Dante condenou alguns de seus patrícios ao Inferno enquanto resguardou outros no Paraíso, distribuídos em círculos de acordo com seus pecados e virtudes.

Tal empreitada, desde a coleta dos dados até as conjeturas a respeito das personagens, na tentativa de construir um discurso plausível sobre o tema, muito se assemelha à pesquisa histórica. Além disso, na Divina Comédia, embora já não compartilhem o mesmo espaço e nem o mesmo tempo com a humanidade que vive na Terra, as almas dos mortos no Inferno e no Paraíso dedicam-se a analisar os acontecimentos terrenos. Os além-mundos dantescos são mais que meros depositários da humanidade pretérita: estão repletos de críticos que analisam suas próprias trajetórias e refletem sobre um mundo que não é mais o seu.

E o que é a reflexão e a análise de mundos pretéritos, heterogêneos do presente pela distância dos séculos, senão a atividade do historiador por excelência? Esperamos que todos os convidados, apresentadores e ouvintes, durante os três dias de evento, desfrutem do espaço que oferecemos para também pensarem a humanidade (no passado e no presente) e dialogarem com a finalidade de acrescentar às suas próprias pesquisas.
 

Goiânia, 08 de junho de 2010.
A Comissão Organizadora.
Equipe Revista Chrônidas.

 
 

Confira o link abaixo para visualizar a Programação do evento: