Semana de História - Coloquio 2009

Início  Projetos de Extensão  >  Semana de História  Colóquio 2009


 

COLÓQUIO 2009

II Colóquio de Pesquisas da História - Arte, Poder e Sociedade

 

 

APRESENTAÇÃO

Quando propusemos a realização do I Colóquio de Pesquisas da História, no ano passado, tínhamos em mente criar um novo espaço para a discussão entre jovens pesquisadores em História e áreas afins. Em nosso empreendimento pela conquista deste espaço, não imaginávamos qual seria a sua dimensão.

Na primeira edição deste evento atingimos o marco de cento e vinte e cinco inscrições de participantes apresentadores, o que para nós já foi surpreendente. Para além dos resultados práticos e estatísticos do primeiro colóquio, conseguimos também lançar a Revista Chrônidas, periódico eletrônico que acaba de publicar o seu terceiro número. Esta segunda edição também superou nossas expectativas: contamos com aproximadamente cento e cinqüenta apresentadores inscritos.

Com o intuito de ampliar as discussões historiográficas, optamos por orientar as discussões neste II Colóquio de Pesquisas através de eixos-temáticos: Arte, Poder e Sociedade parece-nos abrangente o bastante. Estes três conceitos permeiam muitas das pesquisas que serão apresentadas, bem como as conferências e mesas redondas a serem proferidas por nossos convidados, professores doutores da UFG, da UEG, da PUC-RS e da UFPR.

E esta linha de discussão sobre arte, poder e sociedade se estabelece desde as imagens utilizadas na divulgação deste evento: decidimos apresentar uma testa di Giovinetta clássica (ou histórica) e uma releitura contemporânea da mesma, em estilo pop art. Pretendemos, com esta dupla identificação, incitar os debates sobre a arte, seus usos e suas apropriações em diferentes contextos e sociedades, e entendendo artes em uma categoria mais geral, como ofícios, estabelecer as suas relações com as manifestações e representações do poder. É esta a tarefa da historiografia.

Finalmente, desejamos a todos que as exposições dos professores convidados e as discussões no interior das sessões coordenadas contribuam com o desenvolvimento das pesquisas apresentadas. Que o II Colóquio de Pesquisas da História seja um espaço democrático do fazer histórico e proveitoso para todos os pesquisadores.

Goiânia, 16 de junho de 2009.
A Comissão Organizadora.

 
 

Confira nos links abaixo mais informações do evento: