Weby shortcut
logo FH
Youtubeplay

GRUPO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E IMAGEM (GEHIM)

Atualizado em 31/08/18 13:51.

                                                                                                                                   voltargehim

O GRUPO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA E IMAGEM (GEHIM), criado em março de 2011, é coordenado pelas docentes do PPGH Heloisa Selma Fernandes Capel (Líder) e Maria Elizia Borges (Vice-líder) e conta com a participação de alunos de Graduação (Iniciação Científica) e Pós-Graduação dos cursos de História e Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. São vários pesquisadores de diversas universidades brasileiras que lidam com a temática da imagem em suas pesquisas e de seus orientandos. Aberto à discussão das potencialidades cognitivas da imagem, questões metodológicas e de uso didático da imagem, o grupo se propõe investigar a relação entre história, imagem e história da arte sob a abordagem da história e das artes visuais. O grupo tem caráter formativo e de pesquisa. Também vinculado ao GEHIM, está o grupo registrado no CNPq, História, Teoria e crítica da arte e da imagem, coordenado por Maria Elízia Borges, docente do PPGH.

Desde 2011, o GEHIM tem mantido a periodicidade em colóquios anuais. Em 2011 iniciou um debate das pesquisas realizadas pelo grupo fundador e seus integrantes com a comunidade acadêmica. O I Colóquio de História e Imagem – Experiências de Pesquisa, realizado nas dependências da UFG, integrou pesquisadores de diversos níveis acadêmicos proporcionando intensas trocas e debates.

Em 2012, processou-se o registro do GEHIM como Grupo de Pesquisa no CNPq. Realizou-se, ainda, o II Colóquio de História e Imagem com o tema Experiências de Pesquisa e Formação. Na ocasião contou com a presença da Profa. Maraliz Vieira Christo, da UFJF que proferiu conferência sobre metodologias de análise da imagem.

Em 2013, o GEHIM realizou seu III Colóquio de História e Imagem com o tema Conversas com Didi-Huberman. O evento congregou alunos e professores-pesquisadores de pós-graduação que lidam com o tema das imagens em diversos níveis oportunizando trocas e discussões de trabalhos de pesquisa. Envolveu-se, anda, em dois simpósios temáticos que lidaram com as questões da imagem: um deles vinculado à XII Semana de História da UFG (História e Visualidades: reflexões sobre o uso das imagens no tempo) e outro ao VI Simpósio Internacional de História Cultura e Identidades/Anpuh/GO (História e Imagens: Memória, Representação e Identidades). Os dois simpósios temáticos foram propostos por integrantes do GEHIM de forma individual ou em parceria (Profa. Heloisa Selma Fernandes Capel/UFG, Profa. Maria Elizia Borges/UFG, Profa. Jacqueline Siqueira Vigário/UFG e Prof. Eduardo França Paiva/UFMG) e propuseram questões vinculadas aos estudos de história e imagem. Em 2013, o GEHIM ainda realizou, em parceria com o GEPEG (Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero), o evento “I Colóquio de Gênero e Imagem: Olhares e Subjetividades”, com ampla programação que envolveu a discussão de pesquisas relacionadas aos temas da imagem associadas às questões de gênero. O grupo tem caráter formativo e possui ampla participação de alunos de graduação e de pós-graduação. Desse modo, conclui-se que a realização de eventos e as publicações fortalecem a relação entre as atividades do grupo e o Programa de Pós-Graduação em História.

Em 2014, o GEHIM realizou o IV Colóquio de História e Imagem: Jornadas com Didi-Huberman em parceria com o Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC/UFU) e com a Rede de Pesquisa em Processos e Sistemas Interartísticos (Grupo Interartes/UFG). Com o apoio da FAPEG (Fundação e Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás), o encontro envolveu o diálogo entre pesquisadores nacionais e locais.

No ano de 2015, os integrantes do GEHIM organizaram seu Colóquio anual com a presença de pesquisadores nacionais e locais, além de alunos e professores de diversos programas de pós-graduação. O evento recebeu o apoio do PPGH, da Pró-Reitoria de Extensão da UFG e da UEG que cederam espaços e promoveram o custeio de passagens e publicação dos Anais. O V Colóquio de História e Imagens (Ensaios sobre Critica de Arte) foi realizado no Centro Cultural UFG no dia 27 de junho de 2015. Houve, ainda, por meio da liderança do GEHIM, a coordenação de Simpósio Temático “O Lugar da História e dos Historiadores no Campo Interdisciplinar: convergências/dissonâncias entre História, Ficção e o Lugar da Obra de Arte como Documento de Pesquisa Histórica” durante o Simpósio Nacional de História (ANPUH) ocorrido em Florianópolis/SC entre os dias 27 a 31 de julho de 2015. No ano de 2015, integrantes do GEHIM organizaram mais dois Simpósios Temáticos: O simpósio Imagens na História e História das Imagens: Cultura e Identidade a Partir de Fontes Visuais e Audiovisuais, ocorrido durante o IV Simpósio Nacional e Internacional de História da UEG entre os dias 15 a 18 de setembro de 2015 na cidade de Morrinhos/GO. E, ainda, durante os dias 20 a 22 de outubro, o GEHIM promoveu, por meio de seus integrantes, o Simpósio temático Literatura e Imagens: Diálogos na Produção, Circulação e Recepção das Narrativas Culturais, simpósio que integrou a XIV Semana de História da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Os Simpósios Temáticos de 2015 envolveram pesquisadores do GEHIM de diversas universidades nacionais e promoveram o diálogo e a troca de experiências acadêmicas e de pesquisa entre seus integrantes e a comunidade científica.  Ainda em 2015, o GEHIM, por meio da Maria Elizia Borges, organizou na UFG, com financiamento do PPGH, da FAPEG e da CAPES, o VIII Colóquio História e Arte. Trata-se de um evento itinerante cujas duas últimas edições foram realizadas na UFF e na UFSC, e cuja concepção original é da professora Maria Bernardete Ramos Flores (UFSC). O tema do Colóquio foi: “O que fazem os historiadores quando estudam a arte” e contou com a presença de convidados brasileiros e estrangeiros (https://pos.historia.ufg.br/n/84311-o-que-fazem-os-historiadores-quando-estudam-a-arte).

Em 2016, com caráter acadêmico e formativo o GEHIM organizou seu VI Colóquio de História e Imagens com o tema Identidade(s) Nacional(is) nas Artes da República. Realizado em 09 de abril de 2016, contou com a participação de diversos pesquisadores da UFG, UEG e ainda, do professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, prof. Dr. Arthur Valle, editor da Revista 19&20 e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte. Como resultado, publicou seus Anais com a participação de alunos de iniciação científica, professores pesquisadores e alunos da pós-graduação de diversos programas. Em 2016, o GEHIM ainda publicou o livro História e Imagens – Jornadas com Didi-Huberman, organizado pelos professores Heloisa Selma Fernandes Capel; Márcio Pizarro Noronha e Rosangela Patriota. O livro foi publicado em ebook pelas Edições Verona (SP). Em 2016, por meio de sua coordenação e diversos integrantes, o GEHIM passou a atuar em atividades de Editoria e publicações da Revista Nós: cultura, estética e linguagens. A revista pode ser acessada em http://www.revistanos.com/

Em 2017, além de reuniões periódicas para discussão de temas de pesquisa de seus integrantes, o GEHIM promoveu seu VII Colóquio de História e Imagem com dois eventos, um realizado no primeiro semestre e outro no segundo. No primeiro semestre, o VII Colóquio de História e Imagem reuniu pesquisadores em torno do tema Modernidades. Integrou, dessa maneira, as comemorações do Centenário de Nascimento do artista Nazareno Confaloni (1917-2017), ícone da modernidade artística em Goiás. Neste evento, houve a integração dos pesquisadores que tratam de imagem e música e participam do Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e de diversos outros participantes de outras universidades. O evento gerou duas publicações: um dossiê com o tema Modernidades e um livro, Modernismos. No segundo semestre, com a presença do Presidente do Comité Brasileiro de História da Arte (Prof. Dr. Roberto Conduru/UERJ) e diversos pesquisadores de outras universidades (UFRRJ, IFG, UEG)o VII Colóquio de História e Imagem se estruturou em torno do tema Visualidades Não-Europeias. O evento foi realizado nas dependências do Conselho Estadual de Cultura e contou com o apoio da UFG, UEG e IFG. No ano de 2017, integrantes do grupo de pesquisa preparam um site com as informações oficiais dos eventos e material produzido em Anais desde o ano de 2015.

Para 2018, o GEHIM realizará em 25 de maio o seu VIII Colóquio de História e Imagem com o tema: Arte e Política. O evento será realizado na cidade de Anápolis-GO em parceria com o TECCER – Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais (UEG). Pretende, ainda, concluir o site do Grupo de Pesquisa e as publicações de Anais e Coletâneas que se encontram no prelo.

 

PUBLICAÇÕES:

CAPEL, Heloisa S.F; NORONHA, M.; RAMOS, R. Patriota. Jornadas com Didi-Huberman. São Paulo: Edições Verona, 2016.

CAPEL, Heloisa S.F; VIGÁRIO, Jacqueline S. Dossiê Modernidades. Revista Nós, Cultura, Estética e Linguagens. Disponível em: http://www.revistanos.com/vol-02-n-02.php. Acesso em 09 de março de 2018.

CAPEL, Heloisa S.F.; SILVA, Ademir Luiz. Modernismos  (no prelo).

MONTEIRO, Paulo R; CAPEL, Heloisa S.F. História e Ficção – Diálogos entre textos e imagens (no prelo)

ANAIS:

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do V Colóquio de História e Imagens. Ensaios sobre Crítica de Arte. ISSN 2447-6676. 2015.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VI Colóquio de História e Imagens. Identidade(s) Nacional (is) nas Artes da República. ISSN 2447-6676. 2016.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VII Colóquio de História e Imagens. Modernidades. ISSN 2447-6676. 2017.

CAPEL, Heloisa S.F; DAHER, Anna Paula T. (orgs). Anais do VII Colóquio de História e Imagens. Visualidades Não Europeias. ISSN 2447-6676. 2017 (no prelo)