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A Integração Ensino, Pesquisa e Extensão

Atualizado em 31/08/18 13:38.

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A integração ensino, pesquisa e extensão, na forma como vislumbramos na constituição do Projeto Pedagógico de Curso para a Licenciatura em História, tem como pressuposto a clara participação de discentes e docentes nas atividades e discussões da proposta defendida pela Faculdade de História.Não se trata de adotar um conceito ideal de integração depesquisa, ensino e extensão, mas, sim, de apostar na interação dessas dimensões como parte fundamental do “fazer acadêmico”, tomado na perspectiva da prática orientada sempre pela reflexão e ação; contudo, tem-se claro que a concretização dessa prática de
integração depende do compromisso do professor da UFG com esse trinômio, respeitando sempre a autonomia intelectual dos participantes. Essa perspectiva ultrapassa a opção pela primazia do ensino e/ou da pesquisa, apostando na integração desses dois níveis de produção do conhecimento. Um bom professor é um bom pesquisador, e um bom pesquisador adquire e se apropria de conhecimentos que servem à prática em ambiente universitário. Com essa concepção, pretende-se afirmar que ensinar é mais do que transmitir conteúdos, ao mesmo tempo que pesquisar não se restringe a um interesse individual, embora possa emergir do interesse pessoal, despertado pela curiosidade intelectual.


Dessa forma, ensino, pesquisa e extensão colocam-se como constituintes da proposta deste projeto pedagógico que incorpora o pressuposto de que a pesquisa vincula-se à prática pedagógica e à extensão, respeitando a pluralidade de perspectivas teóricas e interesses de pesquisas para o ensino, para a extensão e para os estudos avançados.

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