Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo do site
Youtubeplay db0358e6953f0d0ec2cd240bca6403729d73b33e9afefb17dfb2ce9b7646370a

LEHIS - Linhas de Pesquisa

 

 

 LINHAS DE PESQUISA

voltar

 

1.Teoria e metodologia do ensino

Análise dos paradigmas teóricos metodológicos que fundamentam o ensino, no contexto das transformações históricas ocorridas na contemporaneidade e suas representações sobre a prática educacional brasileira, bem como a inquirição sobre algumas vicissitudes metodológicas no ensino de história, possibilitando a aplicação dos conhecimentos à situação prática de sala-de-aula.

2.Saberes, identidades e representações no ensino de História

Refletir sobre o processo de constituição dos saberes docentes e sua relação com o saber oriundo da cultura escolar (hábitos, valores, maneira de pensar, mecanismos de dominação e resistência), no âmbito do ensino da História. Avaliar pesquisas e práticas pedagógicas que focalizem os saberes dos professores de história, entendidos como sujeitos do conhecimento. Saberes nos quais se articulam conhecimentos historiográficos, educacionais e experiências da vida pessoal, acadêmica e profissional para a produção de significados, representações e construção de identidades. Parte do princípio de que os professores mobilizam um amplo repertório de conhecimentos próprios ao ensino e que o conhecimento desses repertórios, em interação com o campo escolar, é importante para a discussão de suas representações e práticas na dimensão epistemológica, política e da identidade profissional.

voltar

Listar Todas Voltar