Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo do site
Youtubeplay db0358e6953f0d0ec2cd240bca6403729d73b33e9afefb17dfb2ce9b7646370a

Livros - David Maciel

Livros - David Maciel

  voltar

 

A ARGAMASSA DA ORDEM - Da Ditadura Militar à Nova República
David Maciel. Ano: 2004.


O autor vai buscar no passado recente das transformações democratizantes na sociedade brasileira a fio condutor para sua tese de prevalência da lógica da ditadura nas instituições que emergiram do regime militar. Para tanto reconstitui a época em que conviveram o medo, a repressão política e a tortura, ao lado da resistência multifacetada dos oprimidos, dos movimentos de reorganização política e da luta por liberdades democráticas. Prefácio de Edmundo Fernandes Dias.

 

 

REVOLUÇÃO RUSSA - Processos, personagens e influências
David Maciel, Cláudio Maia e Antônio Henrique Lemos (orgs.). Ano: 2007.

Este livro é uma contribuição ao esforço de compreensão do passado, deste passado de lutas e de transformação social marcado pela Revolução Russa, mas já com um olhar voltado para o presente e o futuro, pois, só assim, o conhecimento crítico teria validade para os que não o entendem como ato diletante e desinteressado. Um grande número de colaboradores, estudiosos e militantes, contribuiu para a feitura deste livro. A pluralidade de temas, de concepções políticas e teóricas e de leituras aqui apresentadas expressa, em certa medida, a pluralidade de posições que se reivindica do socialismo e do legado da Revolução Russa, ao mesmo tempo que garante que o debate proposto neste livro ocorra a exemplo de todo grande debate: plural, democrático e comprometido.

 

CANUDOS: UM POVO ENTRE A UTOPIA E A RESISTÊNCIA
David Maciel, Cláudio Lopes Maia, Fernando Santos, José Eustáquio Ribeiro, Sérgio Paulo Moreira. Ano: 1999. 

O problema agrário sempre fez parte da história do Brasil. Aqui, os autores falam do ocorrido em Canudos, espaço ocupado por um povo que fugia dos impostos impossíveis, já que a pequena propriedade não permitia a seu dono arrecadar o suficiente nem mesmo para a sobrevivência... Então, em busca da utopia, da terra prometida, eles se juntam em torno de Antônio Conselheiro e... O que se conta aqui é a história dessa busca, dessa resistência.

 

capa-davi DE SARNEY A COLLOR: REFORMAS POLÍTICAS, DEMOCRATIZAÇÃO E CRISE (1985-1990) 
David Maciel. Ano: 2012. 

 Uma lacuna da literatura especializada sobre a história política do Brasil contemporâneo começa a ser sanada com esse livro de David Maciel. A análise exaustiva e minuciosa do período crucial e de não fácil enquadramento científico que contou com José Sarney na presidência da República constitui o objeto dessas páginas. Não se trata, porém, de uma mera narrativa do processo político, ainda que seja possível seguir os acontecimentos de maneira clara e detalhada. O autor faz muito mais que isso, pois constrói uma interpretação do período e de seu significado histórico político com base em elaborado aparato conceitual e teórico. Com esse cabedal é elaborado um criativo e articulado instrumento crítico analítico.

   

Listar Todas Voltar