Livros - Sônia Maria de Magalhães

 

Livros - Sônia Maria de Magalhães

  voltar

 

 casadevereancademariana.jpg

CASA DE VEREANÇA DE MARIANA: 300 ANOS DE História DA CÂMARA
Cláudia Maria das Graças Chaves, Maria do Carmo Pires, Sônia Maria de Magalhães (Orgs.). ISBN 859860126-8

Resumo: Mariana conserva, com justo orgulho, o título de “primeira cidade de Minas Gerais”. No livro que o leitor tem em mãos, outro exemplo de pioneirismo e inovação. Sensível à importância da Pesquisa histórica, na reflexão a respeito da identidade cultural e na elaboração de um futuro mais justo, a Câmara de Mariana patrocinou a publicação da presente obra, que traça, a partir de um estudo de caso, o perfil da instituição política mais antiga e mais enraizada na sociedade brasileira.

Eis os vários ensinamentos dos textos que precedem a principal contribuição desta obra: a identificação de trezentos anos das “Casas de Vereança de Mariana”, ou seja, dos nomes e sobrenomes dos presidentes da Câmara, assim como dos nomes e sobrenomes dos vereadores, oficiais, tesoureiros, procuradores, secretários e escrivães. Tendo em vista o longo período abarcado e a seriedade e profundidade da pesquisa realizada, é possível afirmar que não existe no Brasil estudo similar.

cristianismonobrasilcentral.jpg 

CRISTIANISMOS NO BRASIL CENTRAL – HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA 
Eduardo Gusmão de Quadros, Maria da Conceição Silva, Sonia Maria de Magalhães (Orgs.). Ano: 2008. ISBN: 9788571035225.

Além da apresentação dos organizadores, o texto traz mais 14 artigos ligados à temática do cristianismo no Brasil central e é fruto de pesquisas apresentadas no III Simpósio Regional do Centro de estudos da História da Igreja na América Latina, ocorrido na cidade de Goiás, no ano de 2006. Todos os textos têm como denominador comum a preocupação em se conhecer com maior profundidade a vivência do cristianismo nesta região central, abordando, sobretudo, a religião vivida e sentida pelo povo, com a sua práxis devocional, mas também os movimentos de orientação brotados da hierarquia eclesiástica.

 historiasdegoias.jpg

HISTÓRIAS DE GOIÁS: MEMÓRIA E PODER  
Élio Cantalício Serpa, Sônia Maria Magalhães (orgs.) Ano: 2008. ISBN: 9788571035164

O Mestrado em História da UFG já completou mais de três décadas de existência, foi reformulado no ano de 2000 e tem apresentado riqueza e diversidade na pesquisa sobre o Estado de Goiás. Este livro apresenta dez ensaios que convidam o leitor a excursionar pela história goiana, reconstruindo as memórias das cidades mais antigas do estado, falando a migração para o norte de Goiás, a religiosidade do povo, a construção da nova capital do país na década de 50, o enfoque do tratamento da hanseníase, o turismo da cidade de Caldas Novas e termina com o a abordagem do acidente do Césio em Goiânia, ocorrido em 1987.

 mesademariana.jpg

A MESA DE MARIANA: produção e consumo de alimentos em Minas Gerais (1750-1850)
Sônia Maria de Magalhães. ISBN: 85-7419-414-X

Prefácio Renato Pinto Venâncio

O que os mineiros comiam? A partir dessa simples indagação, Sônia Maria de Magalhães escreveu uma minuciosa história das práticas alimentares, estabelecendo com segurança as conexões entre o objeto estudado e as esferas da economia, do social e do cultural. Tal empreendimento rendeu um estudo que não só enriquece a historiografia brasileira, como também sugere novos temas de pesquisas.
A autora mostra a quase ausência de hierarquias alimentares nas Minas Gerais. “Quase”, uma vez que a documentação analisada, referente ao Seminário de Nossa Senhora da Boa Morte de Mariana, sugere que os clérigos – sem dúvida, parcela importante da elite mineira de então – tinham acesso a quantidades maiores de alimentos do que o conjunto da população; diferença que parece ser mais quantitativa do que qualitativa. Dessa forma, na mesa de Mariana, as diferenças entre as classes sociais quase sempre diziam respeito não ao tipo de alimento ou a sua forma de preparação, mas sim à maior ou menor quantidade ingerida.

 voltar