Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
topo do site
Youtubeplay db0358e6953f0d0ec2cd240bca6403729d73b33e9afefb17dfb2ce9b7646370a

LEHIS - Objetivos

 

 

 OBJETIVOS

voltar

 

O Laboratório de Ensino visa prioritariamente à formação dos licenciandos, no sentido de:

  1. Permitir ao aluno perceber as peculiaridades dos conhecimentos históricos como objeto de ensino e aprendizagem escolar.
  2. Oferecer aos alunos condições possíveis para: avaliar e testar os materiais didáticos, além de produzir materiais didáticos diversificados.
  3. Desenvolver competências que os habilitem à seleção de livros e outros materiais didáticos adequados ao ensino escolar de História.
  4. Criar condições para que o estagiário conheça e construa as suas aulas com base no livro didático entre outros materiais, suportes e fontes adotados na escola.
  5. Proporcionar condições para o aluno lidar com eficiência com as novas linguagens do ensino de História.
  6. Conceituar e testar novos métodos e técnicas de ensino.
  7. Formular modelos de avaliação do trabalho docente e da aprendizagem.
  8. Formar competências do domínio de conteúdos e habilidades de docência.
  9. Montar e disponibilizar aos alunos a Biblioteca do Livro Didático e Paradidático com acervo de materiais representativos da produção nacional.

Num plano mais abrangente, os alunos da graduação serão beneficiados com o Laboratório de Ensino, assim como os docentes da Área de História. Neste sentido, o projeto visa:

-        Integrar professores e alunos comprometidos com a realização de projetos de ensino focando o aperfeiçoamento profissional;

-        Criar entre docentes e discentes, as condições para o exame de questões relacionadas ao manuseio das novas tecnologias, reflexões a partir da utilização, crítica e criativa, dos conteúdos específicos da área de História.

-        Montar uma estrutura capaz de proporcionar educação continuada aos professores que atuam com a disciplina de História na Educação Básica – ensino Fundamental e Médio – e, assim, propiciar a atualização historiográfica, bem como orientá-los na elaboração de recursos didáticos e pedagógicos.

-        Tornar o Laboratório de Ensino de História um espaço de referência para os profissionais da área, local propício para debates e profícuos intercâmbios de experiências.

-        Estabelecer uma conexão entre os professores dos três níveis de ensino (Fundamental, Médio e Superior), que permita repensar o ensino de História na Educação Básica e na Universidade.

-        Produzir atividades que integrem a graduação e a pós-graduação, propondo a criação de duas linhas de pesquisa: 1)Teoria e metodologia do ensino; 2)Saberes, identidades e representações no ensino de História.

-        Promover eventos para difundir e refletir o resultado das pesquisas.

Publicar coletâneas a partir dos materiais didáticos produzidos nas disciplinas de estágio.

voltar

Listar Todas Voltar