Youtubeplay db0358e6953f0d0ec2cd240bca6403729d73b33e9afefb17dfb2ce9b7646370a

Livros - Maria Amélia Garcia de Alencar

A HISTÓRIA DA HISTÓRIA
Maria Amélia Garcia de Alencar. ISBN: 8571031576

Reúne em um único volume, o material disponível sobre as correntes mais importantes da historiografia ocidental, para levar o aluno à compreensão de que a história é filha de seu tempo. São seis textos, cada um referente a um período e/ou escola histórica, estudando as principais tendências que marcaram a historiografia no mundo europeu, da antiqüidade ao tempo presente. Um enorme debate perpassa o conjunto dos textos: a discussão da história com a ciência.

SENSIBILIDADES E SOCIABILIDADES: Perspectivas de Pesquisa
Élio Cantalício Serpa, Sandra Jatahy Pesavento, Maria Amélia G. Alencar, Heloisa S. F. Capel, Euzebio F. de Carvalho, Eduardo G. de Quadros, Eliézer C. de Oliveira, Maria Madalena Queiroz (Orgs.). Ano: 2008. ISBN: 978-85-7103-524-9

Nos textos dos organizadores dos minissimpósios, o leitor encontra o fio condutor das reflexões propostas pelo IV Simpósio Nacional de História Cultural. Seus textos materializam a idéia de que "as sensibilidades são indissociáveis das sociabilidades". As sensibilidades constituem uma reação do corpo e da mente diante do mundo, expressa por instintos, sensações, emoções e sentidos. Tal reação é fruto de uma experiência individual e coletiva de contato do homem com a realidade, implicando uma forma de conhecimento desse real. Mas logo é trabalhada pelo pensamento que organiza, interpreta, traduz e classifica as manifestações sensíveis. Assim, as sensações transformam-se em sentimentos ou "estados d'alma" e atribuem ao mundo significados partilhados e transmitidos. O leitor do livro defrontar-se-á com leituras de experiências de pesquisas que balizaram muitas das reflexões feitas no interior dos minissimpósios, compostos por um grande número de comunicações individuais.