noticia1310213513.jpg

Aula Inaugural da Especialização em História

Em 03/08/11 07:50. Atualizada em 21/08/14 11:45.
A Aula Inaugural da Especialização em História Cultural, realizada na manhã de sábado, dia 18 de junho, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, foi proferida pelo Prof. Dr. Alcides Freire Ramos, membro do GT Nacional de História Cultural da ANPUH

A Aula Inaugural da Especialização em História Cultural, realizada na manhã de sábado, dia 18 de junho, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, foi proferida pelo Prof. Dr. Alcides Freire Ramos, membro do GT Nacional de História Cultural da ANPUH e editor da Revista Fênix, Revista de História e Estudos Culturais.

Sob o título História Cultural: primeiros diálogos, a conferência enfatizou a trajetória do campo dos estudos culturais, ressaltou suas potencialidades e traçou um panorama das discussões políticas e das sensibilidades, por meio da análise do curta Couro de Gato da década de 60, do cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Às vésperas do carnaval, garotos de uma favela roubam gatos para fabricantes de tamborins. Exercício de realismo lírico, síntese de ficção e documentário, o filme narra o amor de um menino por um angorá e seu dilema ao ter que vender o bichano. Episódio do longa-metragem Cinco Vezes Favela, do Centro Popular de Cultura/UNE (1963).

 

Fonte: Especialização em História