GT Marxismo

Evento: III Encontro Nacional e IV Encontro Regional do GT História e Marxismo da ANPUH

Em 18/10/20 14:30. Atualizada em 18/10/20 14:31.

Já está no ar a programação completa do “III Encontro Nacional e IV Encontro Regional do GT História e Marxismo da Anpuh: educação, capitalismo e luta de classes”, que vai ocorrer em parceria com o Laboratório de Ensino de História da UFRGS entre os dias 26 a 29 de outubro de 2020. O Encontro deste ano vai se realizar de forma virtual e todas as atividades poderão ser acompanhadas pelo canal do GT História e Marxismo do YouTube:
 
https://www.youtube.com/channel/UCYbPTj3u6Nk5vdLZGwonl8w/featured
 
 
Dia 26 de outubro.
 
 
Mesa Redonda de abertura: CAPITALISMO E EDUCAÇÃO NO BRASIL. Palestrante: Virgínia Fontes (PPG em História - UFF). Mediação: Robert Ponge (Letras - Ufrgs) - 26/10 - 19 às 23 horas.
 
 
Dia 27 de outubro.
 
 
Simpósio Temático 1: EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA - 27/10 - 14h - 18h - Coordenadores: Frederico Bartz/Fernanda Feltes.
 
À guisa de categorias para uma abordagem dialética do Patrimônio Cultural - Airan Milititsky Aguiar.
 
ASSUFRGS: memória coletiva e patrimônio cultural da classe trabalhadora - Sibila Francine Tengaten Binotto.
 
O passado negado: reflexões sobre a história, a memória e o patrimônio da classe trabalhadora e de suas organizações - Frederico Duarte Bartz.
 
Trajetos Agrários: História, Memória e Patrimônio em assentamentos rurais no município de Nova Santa Rita/RS - Vanessa Gonçalves Dias e Patricia Rutz Bierhals.
 
Educação e luta de classes: uma crítica ao (neo)escolanovismo e ao "aprender a aprender" - Tanise Baptista de Medeiros e Denis Fernando Barcellos Angelo.
 
A greve de 1984 e a experiência do projeto de alfabetização de trabalhadores na Absurgs - Fernanda Feltes.
 
Juventude quilombola urbana: um estudo sobre a aprendizagem profissional, conflitos e possibilidades da juventude do Quilombo dos Machado-Porto Alegre/RS - Catarina Elóia da Rosa Machado e Conceição Paludo (coautora).
 
A construção da identidade negra na sociedade brasileira: o impacto do mito da democracia racial na educação e na configuração do imaginário coletivo - Emanuel J. Medeiros Sousa.
 
 
Simpósio Temático 2. CULTURA, INTELECTUAIS E MILITÂNCIA NA ÁFRICA E AMÉRICA LATINA 27/10 - 14h - 18h - Coordenadores: Andreia Duarte/Gustavo Rolim.
 
Patria libre o morir, a influência de Sandino sobre Carlos Fonseca Amador - Jadir José Carneiro Junior.
 
Aníbal Quijano, um intelectual da revolução latino-americana - Rafael Gonçalves de Oliveira.
 
O socialismo da via chilena no filme Companheiro Presidente (1971) - Alexandre Moroso Guilhão.
 
O Clube de Gravura do Recife e o projeto para as artes do PCB - Andréia Carolina Duarte Duprat.
 
Quilombismo e Marxismo: reflexões sobre Abdias do Nascimento - José Luiz Xavier Filho.
 
Dialética e Revolução no Marxismo Humanista de Frantz Fanon - Kellen Cristina Prado da Silva.
 
Do moribundo à flor: a dinâmica da história em Amílcar Cabral - Gustavo Koszeniewksi Rolim.
 
 
Apresentação de Livros: A QUESTÃO NEGRA: A FUNDAÇÃO FORD E A GUERRA FRIA - Wanderson Chaves. Mediação: Aruan Lima – 27/10 - 18 às 19 horas.
 
 
Mesa Redonda 2: TEORIA, ENSINO E MARXISMO. Palestrantes: Alessandra Gasparotto (História - Ufpel), Enrique Padrós (História - Ufrgs) e Carmen Machado (PPG em Ensino na Saúde - Ufrgs). Mediação: Carla Luciana Silva (História Unioeste/PR) – 27/10 – 19 às 23 horas.
 
 
Dia 28 de outubro
 
 
Simpósio Temático 3. PARTIDOS, SINDICATOS E MOVIMENTOS SOCIAIS - 28/10 - 14h-18h - Coordenadores: Márcio Monteiro/Lucas Delwing.
 
O que é o stalinismo? A análise de Trotski e dos trotskistas sobre a URSS à luz da história - Marcio Lauria Monteiro.
 
O Stalinismo em crise: uma análise crítica das interpretações sobre o colapso da União Soviética e as contribuições de Leon Trotsky - Morgana Moura Romão.
 
A crise na LCI, Mário Pedrosa e suas publicações - Thiago Martins de Moura Bosco.
 
Imperialismo: compreensões e debates entre PCB e POLOP na década de 1960 - Gabriella Barrozo Garcia Rodrigues.
 
A questão material nos movimentos sociais do sertão do nordeste brasileiro: Canudos, Caldeirão de Santa Cruz, Juazeiro e Contestado, não apenas uma questão de fé, uma questão de sobrevivência - Aranduy Felipe Santana da Silva.
 
“Inculcar nos operários os princípios econômicos e filosóficos do comunismo anárquico”: o “finalismo” da Federação Operária Regional Argentina (1905-1915) - Maurício Moroso Knevitz.
 
Título do trabalho: Estrangeiro ou imigrante: a trajetória de Friedrich Kniestedt em Porto Alegre 1917-1947 - Lucas Becker Delwing.
 
O “Partido” em Marx e Engels: considerações para a luta na América Latina hoje - Giovane Zuanazzi e Laurem Janine Pereira de Aguiar.
 
 
Apresentação de Livros: HERANÇA, ESPERANÇA E COMUNISMO: LUIZ CARLOS PRESTES E O MOVIMENTO COMUNISTA BRASILEIRO – DOCUMENTOS (1980-1995) - Gustavo Koszeniewski Rolim. Mediação: Thiago Bernardon de Oliveira – 28/10 - 18 às 19 horas.
 
 
Mesa Redonda 3. EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS. Palestrantes: Paulo Sérgio da Silva (Rede Municipal de Educação/Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos-RS), Roseli Caldart (Setorial de Educação do MST) e Caroline Pacievitch (Lhiste – Faced Ufrgs/Frente Gaúcha Escola Sem Mordaça). Mediação: Gelsom Rozentino (História – UERJ) – 28/10 – 19 às 23 horas.
 
 
Dia 29 de outubro.
 
 
Reuniões da Revista História e Luta de Classes, do GT Nacional e do GT Regional História e Marxismo da Anpuh - 29/10 - 9h às 12 horas. Para receber o link das reuniões, mande um e-mail para historiaemarxismo2020@gmail.com
 
 
Simpósio Temático 4. AUTORITARISMO, REPRESSÃO E RESISTÊNCIAS - 29/10 - 14h-18h - Coordenadores: Carla Luciana/Vicente Gil.
 
Entre coronéis e exportadores: as lutas de classes representadas em Terras do Sem Fim e São Jorge dos Ilhéus de Jorge Amado - Hiolly Batista Januário de Souza.
 
A atuação de mulheres nos grupos de resistência armada durante a Ditadura de Segurança Nacional (1967-2020) - Débora Campani Chagas.
 
Embates teóricos na luta armada brasileira: VPR e VAR-Palmares - Carla Luciana Silva.
 
Wladimir Lodygensky: trajetória de um combatente anticomunista internacional (1930-1964) - Vicente Gil da Silva.
 
A Agência de Informação dos Estados Unidos – USIA e o combate ao nacionalismo brasileiro na década de 1950 - Josiane Mozer.
 
Controle no Ensino Superior: a Assessoria Especial de Segurança da Informação na UFAL (1971 - 1974) - João José da Silva.
 
 
Simpósio Temático 5. HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE - 29/10 - 14h-18h - Coordenadores: David Maciel/Gelsom Rozentino.
 
Democracia restrita e autocracia burguesa no Brasil de hoje - David Maciel.
 
Jornalismo Plural e Imparcial: Atuação do jornal Folha de São Paulo nas Jornadas de Junho de 2013 e nas Manifestações Pró-Golpe de 2015 - Guilherme Henrique Piaz Paslauski.
 
Memes como recurso discursivo - Vanile Cassimiro da Silva.
 
2020: O ano Anísio Teixeira na Bahia: história, memória e política educacional - Eduardo Ferreira da Silva Pereira.
 
O Poder Judiciário e o Encarceramento em Massa: uma análise do papel do Judiciário na concretização da necropolítica no Brasil - Marcus Robson Nascimento Costa Filho.
 
A movimento LGBTQIA+ e a ausência de consciência de classe: uma (im)possibilidade de articulação política - Maurício Coelho da Silva.
 
Os governos Lula e Dilma entre vontade, contradições e limites - Gelsom Rozentino de Almeida.
 
 
Apresentação de Livros: TRAMAS DA TERRA: CONFLITOS NO CAMPO NA TERRA DE LUCAS (1900-1920) - Chintamani Alves. Mediação: Eurelino Coelho - 29/10 – 18 às 19 horas.
 
 
Mesa Redonda 4. BALANÇOS E PERSPECTIVAS DA CONJUNTURA ATUAL. Palestrantes: Gilberto Calil (História Unioeste/PR), Carlos Zacarias de Sena Junior (História- Ufba) e Bernardete Menezes (Faced Ufrgs/Fasubra). Mediação: David Maciel (História – UFG) - 29/10 - 19 às 23 horas

GT Marxismo

Categorias: NOTÍCIAS